Cultura, Évora, Sociedade

Évora celebra Festas Populares

cartazFeiraFinal_2013As tradicionais Festas Populares da Cidade de Évora – Feira de S. João começam esta sexta-feira, dia 21 de junho, no Rossio de S. Brás, prolongando-se até ao dia 30 de junho. Durante esta semana, toda a cidade vai estar focada nas suas celebrações em que o ponto alto será o Dia da Cidade, dia 29 de junho.

 

Nesta data, a Câmara Municipal de Évora fará a habitual cerimónia de reconhecimento público de pessoas e de instituições através da entrega de medalhas da cidade. Este ano a edilidade irá atribuir a Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro, à Fundação Eugénio de Almeida (FEA) e Classe Bronze à Associação Teatro do Imaginário.

 

A atribuição da medalha à FEA é justificada pelo seu contributo em intervenções nos domínios cultural, educativo, social e económico, visando o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável da região de Évora e pela qualidade da prestação de serviços proporcionada à população eborense, no seu 50º aniversário.

 

A Medalha de Mérito Municipal – Classe Bronze é atribuída pelo reconhecido contributo e intervenções nos domínios cultural, educativo, social e artístico da Associação Teatro do Imaginário, visando o desenvolvimento da população do concelho de Évora.

 

Antes, porém, o diversificado programa da Feira de S, João “oferece” uma mão cheia de atividades para todas as idades e para todos os gostos, contemplando naturalmente o desporto, a gastronomia, a cultura, o social.

 

Na área desportiva, destaque para a realização do Grande Prémio de S. João, no dia 23 de Junho, a partir das 10h30, com o suporte técnico da empresa Xistarca e a organização local da Câmara Municipal de Évora. A Corrida de S. João como também é conhecida desenrolar-se-á num percurso de cinco quilómetros, com os atletas do escalão principal a percorrer este trajeto por duas vezes.

 

Uma das novidades deste ano é a realização, uma hora mais cedo, de uma caminhada e de uma corrida de apenas cinco quilómetros. O Grande Prémio de S. João 2013 integra-se no calendário do Circuito Nacional de Estrada, com provas em Torres Vedras, Leiria, Odivelas, Barcelos, Espinho, Aveiro, Coimbra, Faro e Lisboa.

 

Neste dia, a Arena D’Évora irá receber um concerto de Vitorino e no dia 24 de Junho será a vez de Danças  “Aires Flamencos” com Serva la Bari animar a noite da feira. Os aficionados da tauromaquia disporão da Tradicional Corrida de S. Pedro (29 de junho).

As Festas Populares da Cidade – Feira de S. João terminarão com um Torneio Medieval organizado pela GNR, na Arena D’Évora, cujo bilhete de entrada será entregue por troca de um bem não perecível que posteriormente será entregue a uma IPSS de Évora.

 

 

Mostra de Artesanato e Mostra de Artes Decorativas; Exposição de Atividades Económicas; Feira do Empreendedorismo; Exposição Pecuária Regional; “Tertúlia do Vinho e da Gastronomia do Alentejo” – “Branding Experience”; Espaço Criança – Parque Infantil (Jardim Público) serão outras das componentes da feira.

 

O programa completo das Festas Populares da Cidade – Feira de S. João, organizadas pela Câmara Municipal de Évora, pode ser consultado aqui: www.cm-evora.pt .

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *