Póvoa de Varzim, Sociedade

“Devemos apostar na nossa formação”, defendeu Lucinda Delgado na Póvoa de Varzim

image002Foram entregues, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, cerca de 400 certificados de formação modular a perto de 250 munícipes que desde setembro de 2012 frequentaram ações nas mais diversas áreas. As formações são promovidas pelo Gabinete de Formação da Câmara Municipal e ministradas pela XZ Consultores.

A sessão contou com a presença de Lucinda Delgado, Vereadora dos Recursos Humanos, e Pedro Calheiros, Coordenador do Departamento de Formação da XZ Consultores.

Perante um Salão Nobre repleto, Lucinda Delgado referiu que tal só revela que todos gostam de saber mais e apostam na formação, constatando que esta é fundamental para todos.

Para a autarca, “isso é motivo de grande orgulho e demonstra da parte de todos o reconhecimento de que não sabemos tudo, há sempre algo mais para aprender e estamos disponíveis para novos desafios”.

A Vereadora dos Recursos Humanos referiu-se ainda ao investimento que tem sido feito pelo município na área da formação em colaboração com a XZ Consultores, nos últimos anos: em 2009/2010, tivemos 122 certificados (nas áreas de Atendimento, Inglês iniciação, Processador de texto e folha de cálculo); em 2010/2011, 188 certificados (nas áreas de Atendimento, Língua portuguesa, Língua inglesa iniciação, Processador de texto e folha de cálculo); desde setembro de 2012 até ao momento, 363 certificados (nas áreas de Atendimento, Legislação laboral, ética e deontologia profissionais, Primeiros socorros, Higiene e Segurança no Trabalho, Internet, Processador de texto, folha de cálculo, Língua inglesa iniciação, desenvolvimento e aprofundamento; Língua Espanhola iniciação e continuação, e Língua Francesa). Aqui não estão incluídos os 51 certificados dos funcionários da Câmara (Segurança Alimentar e Higiene e Segurança no Trabalho), mas que podem ser acrescentados aos 363.

“Admiro muito aquelas pessoas que retiram um pouco do seu tempo para dedicar à formação, independentemente da faixa etária”, transmitiu Lucinda Delgado, revelando que “sempre fui a favor da formação. Penso que esta será uma boa filosofia de trabalho e uma mais-valia para o desempenho profissional de cada um”.

A Vereador terminou falando da importância em transmitir aos filhos que “nunca devemos parar, tenhamos nós a idade que tivermos, devemos apostar na nossa formação”.

Pedro Calheiros realçou a dinâmica da Câmara Municipal no desenvolvimento deste projeto de formação, revelando que “trabalhamos com dezenas de câmaras e nenhuma experiência com esta dimensão”. Para além disso, destacou os formandos, descritos pelos formadores como “empenhados, assertivos e interessados em aprender”.

“Vivemos numa sociedade em profunda mudança que nos leva a uma necessidade premente de atualizar e renovar o nosso conhecimento, a uma modernização constante. Em todos os domínios da nossa vida, existe o fator modernização e nós, enquanto cidadãos, temos a responsabilidade de nos irmos atualizando”, advertiu Pedro Calheiros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *