Economia, Educação, S. João da Madeira

“VibroBlind” vence concurso de ideias de negócio em S. João da Madeira

Escolas Empreendedoras - concurso de ideias - 2013O aluno Frederico Alves, da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, foi o vencedor da 6.ª edição do concurso “Escolas Empreendedoras”. A sessão final decorreu no Museu da Chapelaria, tendo sido presidida por Ricardo Oliveira Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

“VibroBlind”, a ideia vencedora, consiste num dispositivo que reconhece automaticamente a localização geográfica do utilizador invisual, guiando-o deste modo até à sua casa, através de vibrações emitidas por estruturas internas incorporadas numa t-shirt. A existência de dois sensores ultrassónicos permite o reconhecimento da via pedestre e de eventuais obstáculos em tempo real durante o trajeto.

Em 2.º lugar classificou-se a ideia “Puzzle Shoe”, pelas alunas Camila Silva e Diana Almeida, do Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado. Trata-se de um par de sapatos adaptável a vários modelos. Com alteração dos saltos e das peças é possível a partir do mesmo par de sapatos obter 15 modelos diferentes. As cores e o tipo de pele são personalizáveis mediante a escolha do cliente.

Em 3.º lugar classificaram-se dois projetos ex-aequo: “Aprender a Viver”, pelas alunas Sofia Capela e Tamara Rocha, da Escola Secundária Oliveira Júnior, e “Your Choice”, pelos alunos Ana Martins, Isaac Rios, Cristiana Almeida e Elisabete Oliveira da Escola Secundária Dr Serafim Leite.

“Your Choice” é uma Aplicação móvel que mostra todas as combinações possíveis em roupas e acessórios para uma determinada situação e clima, tendo por base as peças que o utilizador tem no seu guarda-roupa. “Aprender a Viver” baseia-se num conjunto de workshops para o público jovem, onde se aprende a realizar diversas atividades do dia-a-dia, tais como cozinhar pratos básicos, coser botões e remendar pequenas peças de roupa, reaproveitar materiais de madeira e cartão para fazer móveis e pequenos arrumos, noções básicas de como tomar conta de crianças e bebés, entre outros.

A classificação resultou da combinação do voto do público presente e do júri formado por José Miguel Vieira, administrador da Viarco, Miguel Gonçalves, da GesEvolution, e Dilma Nantes, vereadora da Educação e Empreendedorismo Jovem da Câmara Municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *