Lousã, Sociedade

Praia da Bogueira, Lousã, no mapa dourado

praiabogueiraA Praia Fluvial da Bogueira, em Casal de Ermio, no concelho da Lousã, alcançou a classificação de ‘Praia com Qualidade de Ouro’ da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

 

Segundo a associação ambientalista, a praia lousanense, no Rio Ceira, é uma das melhores do país no que concerne à qualidade da água.

 

Com bar de apoio e relvado, possuindo acesso por passadiço de madeira sobre o rio, a Praia Fluvial da Bogueira conjuga, a partir de hoje, a classificação de ‘Praia com Qualidade de Ouro’, da Quercus, com a Bandeira de Praia Acessível para todos, já que garante o acesso às pessoas com mobilidade condicionada.

 

Para assegurar a distinção de ‘Praia com Qualidade de Ouro’, a Praia Fluvial da Bogueira, que é reconhecida pela tranquilidade e ambiente familiar, foi exemplar na qualidade da água nas duas épocas balneares entre os anos de 2008 e 2009, tendo alcançado a classificação de excelente nas três últimas épocas balneares de 2010 a 2012. Aliás, em todas as análises realizadas na última época balnear (2012) o resultado é esclarecedor: “excelente”.

 

A Praia Fluvial da Bogueira, revela-se uma ótima opção para fins de semana ou férias memoráveis.

 

Possui wc públicos, balneário com chuveiros, rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida (incluindo wc), nadador salvador, cadeira especial para acesso à água por pessoas com mobilidade reduzida, gaivotas e barcos a remos, praia infantil, bar com esplanada, parque de merenda e zona de relvado.

 

Através da EN342 – 3 – Lousã/Góis, via Serpins, descobre-se um destino de qualidade, localizado a quatro quilómetros de Serpins e a seis quilómetros da Lousã.

 

Com zonas refrescantes e a simpatia das gentes de Casal de Ermio, a visita à Praia Fluvial da Bogueira é uma experiência marcante que a Quercus acaba de validar com a classificação de ‘Praia com Qualidade de Ouro’.

 

Em comparação com 2012, segundo a Associação Nacional de Conservação da Natureza, há mais quarenta praias com qualidade de ouro, num total de 335 das 543 zonas balneares. Das 335 praias identificadas, 309 são costeiras, 20 são interiores e 6 são de transição.

 

Destaque também para as restantes zonas fluviais de lazer do Concelho, nomeadamente a Praia Fluvial da Bogueira e a Piscina Natural da Nossa Senhora da Piedade onde também foram hoje hasteadas as bandeiras de Praias Acessíveis.

 

As zonas fluviais de lazer assumem especial importância para o território e para o turismo, sendo exemplo dessa importância atribuída pela Autarquia, a criação de carreiras de transportes para estas zonas bastante procuradas durante o verão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *