Póvoa de Varzim, Sociedade

Mercado Municipal: um espaço organizado, limpo e competitivo na Póvoa de Varzim

image00615 de junho de 2013. Esta data foi vivida com muito entusiamo e satisfação pelos 20 comerciantes que passaram o ocupar os novos espaços do 3º piso do Mercado Municipal.

A intervenção de recuperação deste piso surgiu na sequência dos danos causados pelo incêndio de junho de 2010. Cerca de 160 mil euros foi o montante do investimento na empreitada, agora concluída, que decorreu nos últimos meses.

A reabertura desta zona contou com a presença de José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e do restante executivo camarário, bem como de presidentes de associações do concelho e de representantes de forças militares.

O edil referiu que “normalmente, o mercado é a imagem das cidades” e nos últimos anos, na nossa cidade, isso não estava a acontecer. Era, então, necessário “fazer uma remodelação profunda visto que este é de 1974/5 e, na altura, os mercados tinham uma função diferente da atual”, constatou, alertando os comerciantes para a concorrência que hoje têm, no exterior.

Macedo Vieira referiu-se à intenção que, no passado, existiu por parte do seu executivo em recuperar a Praça Marquês de Pombal e construir um edifício novo para o mercado, moderno, à base de ferro, vidro e madeira, à semelhança dos novos mercados da Europa. Mas, “veio a crise, rasteirou-nos e tivemos que redimensionar o projeto. Houve obras de melhoramento na zona de venda de peixe, em 2008. Entretanto, em 2010, surgiu o incêndio, e tivemos que repensar tudo isto”.

Quanto arranjo agora concluído, o Presidente constatou que “veio tornar isto mais organizado, mais limpo e mais competitivo”, advertindo os comerciantes para a necessidade de “estarem à altura para competir com os que estão lá fora”.

Por considerar que o Mercado também deve traduzir a atividade económica do nosso concelho, e tendo em conta que somos muito fortes na hortícola, o autarca referiu que a Horpozim também estará representada no Mercado Municipal.

“Os tempos de hoje estão difíceis mas a Câmara fez um grande esforço para modernizar o Mercado. Cabe, agora, a todos mantê-lo limpo, organizado e competitivo”, advertiu Macedo Vieira.

Para Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Local, “estamos todos de parabéns. Acima de tudo, o município apostou nas obras do mercado e em dar melhores condições aos nossos comerciantes”.

A Vereadora enalteceu “a paciência dos comerciantes que ao longo destes anos ficaram no piso -1, não nas melhores condições mas as que eram possíveis na altura. Quero também agradecer a compreensão que tiveram nas diferentes reuniões que realizamos na Câmara Municipal para transferir todos do piso -1 para o 3. A partir daí, temos tido uma relação muito mais próxima”.

“Tenho consciência de que a preocupação agora é o piso -1 mas, tal como já foi dito pelo Eng. Aires, as obras vão começar e tudo vai ser melhor”, afirmou Lucinda Delgado.

Quanto às bancas do piso -1, a autarca revelou que “muitas delas já estão ocupadas”, manifestando a sua satisfação pela Horpozim passar a fazer parte do Mercado Municipal, dando-lhe outra dinâmica e outro impulso.

A Vereadora aproveitou o momento para anunciar que “a partir de hoje, o Mercado Municipal tem câmaras de videovigilância, o que será uma segurança para todos os comerciantes”.

O município pretende, acima de tudo, impulsionar o nosso comércio local e dar dignidade aos nossos comerciantes, afirmou Lucinda Delgado, convicta de que isso será possível. “Hoje, o nosso mercado está bonito, limpo e organizado. Tem uma série de eventos para chamar mais pessoas”, constatou.

A autarca fez questão de deixar uma palavra de agradecimento a todos os funcionários, em especial a Pedro Adães, enquanto coordenador do Mercado, salientando o trabalho em equipa, “porque só em equipa, município, comerciantes e população, vamos conseguir ultrapassar as dificuldades”.

Para além da entrega dos alvarás dos novos módulos aos comerciantes, o momento serviu para distinguir Ernesto Teixeira e Jorge Silva pela bravura demonstrada no dia 13 de junho de 2010 quando, por iniciativa própria, acompanharam os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim no combate ao incêndio que deflagrou no piso 3 do Mercado Municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *