Economia, Sociedade, Vila Real de Santo António

VRSA assina Contrato Local de Desenvolvimento Social para dinamizar emprego

Assinatura protocolo de compromisso CLDS+A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assinou na passada quarta-feira, em Faro, com o Instituto da Segurança Social e a Associação de Beneficência Mão Amiga, o protocolo de compromisso com vista à implementação do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS+) de VRSA.

 

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes, e do Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, que destacou o facto de estes contratos «serem trabalhados a partir das realidades locais» e focados «no combate à exclusão e pobreza infantil».

 

O CLDS tem como objetivo principal a inclusão social através de ações conjuntas com outras entidades que permitam o aumento da empregabilidade e o combate a situações críticas de pobreza.

 

Pretende-se que o CLDS seja um polo dinamizador de oportunidades no mercado de trabalho, nos espaços associativos e na coesão familiar, adotando para o efeito medidas de apoio técnico, informação e transmissão de conhecimentos para criação de valências junto dos cidadãos.

 

Em VRSA, a implementação do CLDS será acompanhada pela criação de um espaço próprio para a prestação de atendimento e informações, bem como para a realização de ações de divulgação e formação.

 

Funcionará em articulação com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e com o Gabinete de Apoio ao Emprego, Empreendedorismo e à Economia (Arranca) de VRSA, uma estrutura pioneira que pretende dar resposta ao desemprego local e impulsionar a criação do próprio emprego. Esta solução integrada representa assim uma inovação em relação aos anteriores CLDS.

 

O CLDS+ de Vila Real de Santo António será constituído por uma equipa multidisciplinar de quatro técnicos, sendo a Associação de Beneficência Mão Amiga a entidade coordenadora local da parceria.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *