Cultura, Loures

Festival O Bairro i o Mundo em Loures

logoNos próximos dias 20, 21, 22 e 23 de junho, a Quinta da Fonte, em Loures, será palco de um evento especial. O festival O Bairro i o Mundo, promovido pela Câmara Municipal de Loures em parceria com a associação artística Teatro IBISCO, concentrará uma programação cultural que visa mostrar o Bairro ao Mundo e trazer o Mundo ao Bairro derrubando preconceitos e juízos de valor criados, maioritariamente, após os tristemente famosos tiroteios de 2008 entre as comunidades cigana e africana, que abriram todos os jornais televisivos nacionais tendo chegado a ser notícia em canais internacionais.

 

Durante os quatro dias do Festival, a Quinta da Fonte será “invadida” por múltiplas manifestações de cariz cultural como teatro, dança, cinema, debates e música num ambiente que se quer de festa e convívio capaz de derrubar as fronteiras do preconceito.

 

Nomes como Batoto Yetu, Celeste/Mariposa, Flor de Lis ou Braima Galissá subirão ao palco da Quinta da Fonte. No sábado, dia 22, teremos um dos espetáculos mais emblemáticos do evento: um concerto da Orquestra Sinfónica da PSP com os rappers do bairro. Para domingo, dia 23, está marcado um encontro IGNITE onde pessoas comuns partilharão as suas ideias e experiências de empreendedorismo.

 

Mudar o foco da notícia também é um dos objetivos deste Festival. Pretendemos fazê-lo através das ações que já aconteceram como as assembleias comunitárias onde o intuito desta iniciativa foi explicada aos moradores e outras que estão já a acontecer como as intervenções artísticas em empenas e embasamentos dos prédios realizadas por profissionais do graffiti que, graciosamente, se envolveram neste projeto. Espaços públicos de uso partilhado como jardins estão a ser melhorados e novo mobiliário urbano está a ser construído a partir de ofertas de empresas que se associaram ao Bairro i o Mundo.

 

Siga-nos no facebook: https://www.facebook.com/pages/O-Bairro-i-o-Mundo/370204329765600?ref=hl


Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *