Celorico de Basto, Sociedade

Proteção Civil de Celorico de Basto premiou trabalhos sobre o tema “Conhece os riscos e previne-te, para viveres em segurança”

_DSC8241A campanha de divulgação e sensibilização no domínio da proteção civil que teve lugar, desde o início do ano, em todos os centros escolares do concelho sobre o tema “Conhece os riscos e previne-te, para viveres em segurança” desafiou alunos e professores a desenvolver um trabalho sobre o tema da campanha.

Os melhores trabalhos foram ontem, 13 de junho, apresentados no Centro Escolar da Vila e premiados, após votação do júri.

O júri, composto pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Fernando Peixoto, pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, António Marinho Gomes, e pelo Diretor de Planeamento da Câmara Municipal, António Peixoto Lima, decidiram, após votação, as classificações finais dos trabalhos apresentados.

A entrega dos prémios competiu ao presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, que salientou a importância da sensibilização no que compete aos perigos a que todos estamos sujeitos no dia-a-dia. “Quando se trata de segurança, riscos e prevenção todas as campanhas são importantes e ganham ainda maior destaque quando se verifica uma partilha de conhecimento e a tomada de consciência para os perigos. Aliás, pelos trabalhos apresentados nota-se, efetivamente, que os alunos entenderam a mensagem da campanha”, salientou.

Foram apresentados quatro trabalhos e todos eles receberam prémio. Em primeiro lugar destacou-se o trabalho “Diálogo”- A lia e o Pedro- Segurança” realizado pelo 2º D, em segundo ficou o trabalho “Palavra puxa palavra” do 4ºK, o terceiro lugar foi atribuído ao trabalho do 3ºF “Conhece os perigos e previne-te” e em quarto lugar ficou o trabalho “Incêndios Florestais” do 3ºG.

Após a entrega dos prémios as crianças puderam participar ativamente num simulacro realizado no Centro Escolar de Celorico de Basto pelos Bombeiros Voluntários Celoricenses.

Segundo o comandante dos BVC, António Marinho Gomes, “estas atividades são fulcrais para criar comportamentos de resposta em caso de situação real”.

Importa referir que as temáticas abordadas na campanha “Conhece os riscos e previne-te, para viveres em segurança” enquadraram-se dentro dos riscos identificados na última revisão do Plano Municipal de Emergência do concelho de Celorico de Basto.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *