Póvoa de Varzim, Sociedade

Quercus distingue 6 Praias com Qualidade de Ouro, na Póvoa de Varzim

image002A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu a seis zonas balneares da Póvoa de Varzim a designação de “Praia com Qualidade de Ouro”. Às praias da Barranha, Codixeira, Paimó e Fragosa, juntam-se agora Lagoa e Zona Urbana Norte.

As seis praias, que se situam nas freguesias poveiras da Estela, Aguçadoura, Aver-o-Mar e na cidade da Póvoa de Varzim, estão integradas nas 335 praias espalhadas de norte a sul do país, com qualidade ouro indicadas pela Quercus.

No início do principal período de época balnear, que teve lugar a 1 de junho, e à semelhança dos anos anteriores, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza faz um balanço e perspetiva da qualidade das águas balneares em Portugal, com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, uma zona balnear tem de respeitar os seguintes critérios:

–          Qualidade da água boa nas duas épocas balneares entre os anos de 2008 e 2009 (“boa” era, até 2009, a melhor qualidade possível de acordo com a anterior legislação europeia);

–          Qualidade da água excelente nas três últimas épocas balneares de 2010 a 2012;

–          Todas as análises realizadas na última época balnear (de 2012) serem excelentes.

Esta avaliação efetuada pela Quercus é mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspeto em específico.

O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

Ficam de fora desta lista as zonas balneares com menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição ou onde se tenha verificado na última época balnear uma qualquer análise de qualidade inferior a excelente.

Em comparação com 2012, há mais quarenta praias com qualidade de ouro, num total de 335 das 543 zonas balneares. Das 335 praias identificadas, 309 são costeiras, 20 são interiores e 6 são de transição.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *