Cultura, Reguengos de Monsaraz

“Portugal em Festa” quer bater recorde mundial da maior Açorda de Peixe do Rio nas Festas de Santo António, em Reguengos de Monsaraz

EmanuelBater o recorde mundial da maior Açorda de Peixe do Rio é uma das iniciativas integradas no novo programa da SIC, “Portugal em Festa”, que será transmitido em direto no domingo, dia 16 de junho, nas Festas de Santo António, em Reguengos de Monsaraz. A estreia deste programa que vai preencher as tardes de domingo, entre as 14h e as 20h, acontece em Reguengos de Monsaraz, no Parque de Feiras e Exposições.

 

“Portugal em Festa” vai ter a atuação dos melhores artistas nacionais, promovendo igualmente a música que se produz no concelho, a gastronomia e o vinho, o património arqueológico, arquitetónico e cultural, as tradições e as potencialidades turísticas, como a vila medieval de Monsaraz, a olaria, as unidades de turismo e o Grande Lago Alqueva. Na apresentação do programa de televisão vão estar Rita Ferro Rodrigues e José Figueiras, mas também outras caras bem conhecidas, como o humorista Fernando Rocha.

 

As inscrições para participar na tentativa de bater o recorde mundial da maior Açorda de Peixe do Rio podem ser efetuadas no Posto de Turismo Municipal, nos Serviços de Cultura da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e através do e-mail acordarecorde@cm-reguengos-monsaraz.pt.

 

As Festas de Santo António decorrem entre os dias 12 e 16 de junho no Parque de Feiras e Exposições. Este ano os destaques musicais são Os Azeitonas, Boss AC, Emanuel e a banda Função Públika. O programa das festas em honra do padroeiro de Reguengos de Monsaraz integra também as tradicionais marchas populares, o musical 50 anos 50 cantigas, atuações de dj’s, fanfarras de bombeiros, um baile popular com a banda Groselha.com, o desfile de moda “Reguengos Fashion”, a Corrida em Família e o Concurso de Ganadarias com os cavaleiros João Moura, Luís Rouxinol e João Maria Branco.

 

Durante as Festas de Santo António, o Pavilhão Multiusos estará aberto entre as 12h e as 24h com uma mostra de gastronomia, a Exposição de Motas Clássicas e a Exposição Grande Lago – Paraíso do Automóvel Clássico e Antigo, este ano com o título “A evolução da máquina entre 1890 e 1990”, que vai apresentar um automóvel por cada década, entre os quais o mais antigo que existe em Portugal, um Clement Break, de 1898. Em exposição estará igualmente a mostra “Tantas Décadas numa História”, que assinala os 175 anos do concelho de Reguengos de Monsaraz.

 

O Parque de Feiras e Exposições terá também ao dispor dos visitantes um pavilhão com vários restaurantes de gastronomia regional. Os bilhetes para as Festas de Santo António custam 3 euros nos dias 13, 14 e 15 de junho, enquanto nos restantes dias a entrada será gratuita, e podem ser adquiridos antecipadamente no Balcão Único Municipal ou nos dias dos espetáculos nas bilheteiras do Parque de Feiras e Exposições. O bilhete único custa 5 euros.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *