Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Conselho Local de Ação Social apresentou medidas de empregabilidade na Póvoa de Lanhoso

CLAS MAIO 1O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso presidiu a mais um Plenário do Conselho Local de Ação Social, que se realizou no dia 30 de maio, nos Paços do Concelho.

 

Atendendo a que o desemprego continua a ser identificado enquanto problemática prioritária ao nível da intervenção social do concelho (PDS_Plano de Desenvolvimento Social_ 2011-2013) e do país, esta sessão teve por objetivo informar as entidades parceiras da Rede Social da Póvoa de Lanhoso das medidas que existem e que permitem a colocação de pessoas em situação de fragilidade social, beneficiárias de apoios sociais, nas mais diversas organizações.

 

Manuel Baptista dirigiu os trabalhos, durante os quais Fátima Araújo, do Centro Distrital de Segurança Social de Braga apresentou a medida Atividade Socialmente Útil, recentemente legislada, prevista para os beneficiários do Rendimento Social de Inserção e Dulcídio Mendes, Subdiretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga, deu a conhecer às cerca de 30 pessoas presentes as medidas nacionais ativas de apoio e incentivo  ao emprego.

 

Regina Alves, coordenadora do Núcleo Local de Inserção, realizou uma caracterização dos beneficiários de RSI do nosso concelho e apresentou os parceiros envolvidos e o conjunto de ações desenhadas para trabalhar junto destes beneficiários no ano de 2013.

 

Em pleno Ano Europeu dos Cidadãos é necessário envolver, sensibilizar e valorizar os vários agentes sociais para que, através das medidas apresentadas, possam criar melhores oportunidades para o exercício da cidadania ativa junto das pessoas, principalmente das que estão em situação de maior vulnerabilidade social.

 

Durante este Plenário, que iniciou pelas 14h30, os participantes, representantes de distintas entidades, puderam ainda esclarecer as suas dúvidas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *