Cultura, Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Boss AC, Os Azeitonas e Emanuel nas Festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz

Marcha popularesBoss AC, Os Azeitonas, Emanuel e a banda Função Públika são os destaques musicais das Festas de Santo António, que decorrem entre os dias 12 e 16 de junho, no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. Nas festas em honra do padroeiro de Reguengos de Monsaraz haverá também as tradicionais marchas populares, o musical 50 anos 50 cantigas, um baile com a banda Groselha.com e o programa Portugal em Festa, que será transmitido em direto na SIC.

 

As Festas de Santo António, organizadas pelo Município de Reguengos de Monsaraz, iniciam-se na quarta-feira, dia 12 de junho, pelas 18h, com a cerimónia oficial, seguindo-se às 21h30 a atuação das marchas populares com a participação da Marcha Infantil do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, Marcha Infantil da Componente de Apoio à Família do Jardim de Infância de Reguengos de Monsaraz, Marcha Infantil da Sociedade Recreativa Campinhense, Marcha do Centro Cultural Caridadense 1º Maio e Marcha do Câmara Reguengos Clube.

 

A partir das 23h a banda Função Públika vai apresentar o seu novo espetáculo. Pioneira na introdução do palco móvel em camião, esta banda de Chaves atuará pelo terceiro ano consecutivo em Reguengos de Monsaraz. A primeira noite de festividades vai fechar com um espetáculo pirotécnico.introdução do palco móvel em camião, no desenvolvimento da área coreográfica, envolvendo bailarinas e cantores que, permitiram ao grupo a criação de um espetáculo musical de entretenimento capaz de proporcionar diversão e alegria ao público que assiste aos seus concertos. pioneiros na introdução do palco móvel em camião, no desenvolvimento da área coreográfica, envolvendo bailarinas e cantores que, permitiram ao grupo a criação de um espetáculo musical de entretenimento capaz de proporcionar diversão e alegria ao público que assiste aos seus concertos. pioneiros na introdução do palco móvel em camião, no desenvolvimento da área coreográfica, envolvendo bailarinas e cantores que, permitiram ao grupo a criação de um espetáculo musical de entretenimento capaz de proporcionar diversão e alegria ao público que assiste aos seus concertos.

 

Na quinta-feira, feriado municipal, a Cerimónia do Içar das Bandeiras decorre às 10h no edifício dos Paços do Concelho. A partir das 10h30, na Praça da Liberdade, concentram-se as imagens dos padroeiros das comunidades cristãs do concelho de Reguengos de Monsaraz, seguindo-se meia hora mais tarde a Eucaristia.

 

À noite, pelas 22h, realiza-se o espetáculo com Emanuel, um dos cantores românticos mais conhecidos em Portugal e que já editou mais de duas dezenas de discos. A partir das 23h30 atuam vários dj’s.

 

No dia 14 de junho, às 21h, decorre o desfile de moda “Reguengos Fashion” e às 22h30 sobe ao palco Boss AC, um dos pioneiros do rap em Portugal que arriscou ao procurar novos horizontes e quebrar barreiras no género Hip Hop. Com cinco discos de originais editados, Boss AC participou em dois festivais Rock In Rio e escreveu e interpretou uma nova letra em português para a edição nacional do disco de um dos maiores rappers norte-americanos, Akon, nomeadamente no tema “I Wanna Love You”, que na versão americana tinha a presença de Snoop Dogg. Até às quatro da manhã atua o dj Grouse acompanhado por Martin, dos Santos e Pecadores.

 

No sábado, dia 15 de junho, às 10h realiza-se a Corrida em Família, uma prova sem caráter competitivo que terá participantes de todas as idades com o objetivo de praticar desporto, a andar ou a correr. A partir das 17h30 decorre o Concurso de Ganadarias na Praça de Toiros José Mestre Baptista.

 

Os cavaleiros João Moura, Luís Rouxinol e João Maria Branco vão lidar toiros das ganadarias Engenheiro Luís Rocha, Branco Núncio, Dias Coutinho, Santa Maria, Pégoras e Passanha Sobral. Os forcados são os amadores de Monsaraz, S. Manços e Redondo.

 

Os Azeitonas são a proposta musical para a noite das Festas de Santo António. Assim, às 22h sobe ao palco a banda liderada por Miguel Araújo, formada no Porto em 2002, e que se tornou conhecida com a música “Anda comigo ver os aviões”. Para este ano está prevista a edição do seu quarto disco de originais, “Pander”. A partir da meia-noite a diversão continua com um baile popular com o grupo Groselha.com.

 

O programa do último dia das Festas de Santo António tem início às 10h com o desfile e atuação de fanfarras de bombeiros pelas ruas da cidade, seguindo-se uma hora mais tarde a concentração na Praça da Liberdade. A partir das 14h decorre a estreia do programa Portugal em Festa, que terá transmissão em direto na SIC e será apresentado por Rita Ferro Rodrigues e José Figueiras, com a participação do humorista Fernando Rocha. No palco do Parque de Feiras e Exposições vão atuar alguns dos melhores artistas nacionais em seis horas de espetáculo.

 

Pelas 21h30 voltam a desfilar as marchas populares e às 22h haverá o musical 50 anos 50 cantigas, com Rui Drumond, Lara Afonso, David Ripado e Suzana Pinto.

 

Durante as Festas de Santo António, o Pavilhão Multiusos estará aberto entre as 12h e as 24h com uma mostra de gastronomia, a Exposição de Motas Clássicas e a Exposição Grande Lago – Paraíso do Automóvel Clássico e Antigo, este ano com o título “A evolução da máquina entre 1890 e 1990”, que vai apresentar um automóvel por cada década, entre os quais o mais antigo que existe em Portugal, um Clement Break, de 1898. Em exposição estará igualmente a mostra “Tantas Décadas numa História”, que assinala os 175 anos do concelho de Reguengos de Monsaraz.

 

O Parque de Feiras e Exposições terá também ao dispor dos visitantes um pavilhão com vários restaurantes de gastronomia regional. Os bilhetes para as Festas de Santo António custam 3 euros nos dias 13, 14 e 15 de junho, enquanto nos restantes a entrada será gratuita, e podem ser adquiridos antecipadamente no Balcão Único Municipal ou nos dias dos espetáculos nas bilheteiras do Parque de Feiras e Exposições. O bilhete único custa 5 euros.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *