Cultura, Tomar

Feira do Livro de Tomar com António Esteves, Tiago Salazar e muitos projectos locais

Cumpridos os primeiros dias da Feira do Livro de Tomar, já é possível fazer um balanço positivo. A data inaugural, Dia da Criança, teve uma afluência muito boa e, ao longo dos restantes dias, tem sido muita a animação. A presença de figuras de relevo das letras e da cultura portuguesas, como Carlos Vale Ferraz e Manuel Maria Carrilho, tem sido uma mais-valia.

O primeiro falou de “A mulher do legionário”, o seu romance mais recente, em que Tomar também tem lugar. Quanto ao ex-ministro da Cultura, fez uma interessante análise do estado do mundo actual, e da forma como isso se reflecte em Portugal, apontando também possíveis caminhos alternativos.

Mas houve outros momentos inéditos, como a apresentação de um jogo de tabuleiro criado por um português, David Mendes, e que é um excelente método de aprender a nossa História, o “Quinto Império”; ou do livro “Space Camp”, lançado pelo Clube de Jovens Os Aerocalminhas, um grupo tomarense de onde já saíram pilotos de aviões e engenheiros aeroespaciais.

 

Fazer um blogue ao vivo na Feira

 

Na segunda metade desta Feira do Livro, será a vez amanhã, quinta-feira, dia 6, pelas 21 horas, de se conhecer um projecto pouco usual também ligado à História. Desde 24 de Março que, diariamente, o blogue Biblioteca de Temas Linhaceirenses publica novos dados históricos relacionados com aquela aldeia e a freguesia de Asseiceira, com o objectivo de criar uma base de dados o mais ampla possível, e acessível a todos.

Na sessão será feita ao vivo a actualização do blogue, mas haverá espaço também para Miguel Garcia Lopes e Nuno Garcia Lopes, autores de “Linhaceira e as suas escolas”, falarem deste livro integrado no mesmo projecto.

 

A estreia de Catarina Lino entre Esteves e Salazar

 

Na sexta-feira, às 21h30, os visitantes da Feira podem ver e ouvir António Esteves, não na RTP, onde o jornalista e pivot é presença habitual, mas ao vivo e na sua qualidade de escritor. Em destaque estará “O fracasso do amor”, a sua obra de estreia.

No sábado, dia 8, pelas 16h30, será a vez de assistirmos à estreia de uma nova autora tomarense. Trata-se de Catarina Lino, que lançará o livro de poesia “O outro lado do obscuro”. A obra será apresentada pela professora Graça Quádrio, e para a sessãod  elançamento está prometida uma viagem a um outro mundo, onde predominam a poesia, a música, o desenho, a fotografia e algumas surpresas…

De seguida estará presente na Feira o escritor e jornalista Tiago Salazar, cuja obra se centra essencialmente nas viagens mesmo quando, em “Hei-de amar-te mais”, se aventura pelas rotas da ficção.

 

Crianças vão ajudar a semear um livro

 

No domingo, dia 9, pelas 10h30, as crianças voltam a ser os convidados especiais. E não apenas para ouvirem uma história que vai ser contada pela primeira vez. É que desta feita todos vão ajudar a criar um pequeno milagre.

A iniciativa intitula-se “O pai que semeava palavras” e as crianças presentes vão ajudar o seu autor, Nuno Garcia Lopes, a semear (literalmente) um livro, do qual levarão um pedacinho para porem a germinar em casa.

A acção original integra-se nas comemorações dos 20 anos de O Contador de Histórias, que vai contar com vários parceiros para fazer florescer esta ideia.

 

O anúncio dos vencedores do concurso de contos

 

Finalmente, na segunda-feira, dia 10, o mesmo grupo apresenta, às 11 horas da manhã, a sessão de contos “Lua do Mar”, baseada na respectiva colecção de livros.

À tarde, para fechar a Feira com chave de ouro, será feito, pelas 17 horas, o anúncio dos vencedores do Concurso “Contos na Rua dos Contos”, organizado pela Biblioteca Municipal de Tomar, e que contou com a participação de alunos do 1º e 2º ciclo do concelho.

Os trabalhos concorrentes estão expostos durante a Feira do Livro, sendo todos os visitantes convidados a lê-los e a votarem nos seus favoritos. Esse será o “prémio do público”, mas paralelamente, um júri de reconhecido mérito irá também fazer a sua escolha.

A Feira do Livro decorre no ginásio do Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, organizada pela Câmara Municipal e pelas Livrarias Nova e Ao Pé das Letras. Está aberta todos os dias a partir das 10 horas da manhã, encerrando às 22 na quinta-feira e no domingo, às 23 na sexta e sábado e às 20 na segunda-feira.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *