Cultura, Educação, Santa Maria da Feira

Alunos de Santa Maria da Feira criam banda desenhada inspirada no contexto histórico da Viagem Medieval

Turma 12 J_Artes Visuais_Secundária da FeiraOs alunos do 12º J do Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira, Curso de Artes Visuais, criaram uma banda desenhada inspirada no reinado de D. Afonso II – período histórico que será recriado na 17ª edição da Viagem Medieval. A história será agora contada às crianças dos jardins de infância e escolas do 1º Ciclo do Concelho e dramatizada durante o evento, que se realiza de 1 a 11 de agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira.

 

Desde o início de maio que os 16 alunos da turma, orientados pela professora de Desenho A, Rosa das Neves, trabalham neste projeto. Depois de ler o livro que retrata a vida de D. Afonso II, cujo cognome era “O Gordo”, a professora elaborou uma síntese, propôs a divisão da turma em oito grupos de dois alunos e atribuiu a cada um deles um episódio marcante da vida do rei. “Cada grupo estudou e investigou a sua parte e procurou adaptar a linguagem aos destinatários”, explicou Rosa das Neves, frisando a importância do trabalho de coordenação e partilha de ideias entre os diferentes grupos da turma.

 

A sucessão, a subida ao trono, as primeiras medidas, o cognome, a conquista de Alcácer do Sal, o contencioso com as três irmãs, a bula papal, a excomunhão e a morte foram os episódios que serviram de base a esta banda desenhada, cujas propostas de ilustração foram desenvolvidas em duas versões – uma delas com desenhos para colorir.

 

Inês Giro e a colega Beatriz Maia ilustraram a subida do rei ao trono. Partiram da data 1211 e centraram-se neste episódio e nos primeiros passos do rei depois deste momento marcante. “A nossa maior preocupação foi a escolha de imagens e vocabulário simples, que seja facilmente assimilado pelas crianças”, explica Inês, de 18 anos, que define Afonso II como “um rei ambicioso, que queria muito para si”.

 

Sandra Silva, 17 anos, gosta de história e domina o tema, pelo que não encontrou dificuldades na parte de contextualização histórica. Juntamente com a colega Jéssica Fontes, ilustrou a conquista de Alcácer do Sal e também ela considera que o maior desafio foi adaptar o vocabulário ao público infantil. A jovem, que já participou como voluntária na Viagem Medieval, aguarda com expectativa os resultados deste projeto pedagógico, que nasceu de um desafio lançado pela Câmara Municipal, com o objetivo de envolver as diferentes faixas etárias da rede escolar concelhia no espírito da Viagem Medieval.

 

No âmbito deste projeto, e partindo desta banda desenhada, duas professoras de teatro – Sandra Coutinho e Susana Figueiredo – estão a desenvolver uma dramatização com os alunos do 1º CEB da EB de Sobral, em Mozelos, que será apresentada no palco dos Pequenos Guerreiros durante a Viagem Medieval.

 

Equipa | Projeto de banda desenhada

Professora: Rosa das Neves

Alunos: Ana João Sá, Beatriz Maia, Daniel Pinho, Darya Melenchuk, Diogo Rosa, Filipe Maia, Inês Giro, Inês Lemos, Jéssica Fontes, João Mota, João Silva, Renata Ribeiro, Rui Valente, Rute Queirós, Sandra Silva e Vanessa Almeida.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *