Marinha Grande, Turismo

Câmara da Marinha Grande promove concurso da “Sopa do Vidreiro”

No âmbito da Semana da Gastronomia – Marinha com Sabor, a Câmara Municipal da Marinha Grande e a Confraria da Sopa do Vidreiro irão promover o I Concurso da Melhor Sopa do Vidreiro, no dia 10 de junho, pelas 19h00, no Jardim Stephens.

 

A iniciativa tem o objetivo de dar a conhecer a mais antiga tradição ao nível da gastronomia na cidade da Marinha Grande.

 

Esta iniciativa é destinada a toda a população do concelho. Podem participar pessoas individuais ou colectivas, sendo que cada concorrente irá elaborar uma sopa do vidreiro para duas pessoas e terá de a apresentar no dia 10 de junho, às 19h00, no Jardim Stephens.

 

Serão distinguidas as três melhores sopas. As sopas serão degustadas por um júri constituído por elementos da Confraria da Sopa do Vidreiro, onde serão avaliados os seguintes aspetos: apresentação, paladar, ingredientes utilizados.

 

A entrega de prémios (medalhas em cristal) e certificados de participação será efetuada no dia 10 após a degustação.

 

Os interessados em concorrer deverão efectuar a sua inscrição até ao dia 7 de junho, acedendo ao respectivo formulário no sítio de internet do Município da Marinha Grande em www.cm-mgrande.pt.

 

A sopa do Vidreiro é a mais antiga tradição gastronómica na Marinha Grande. Segundo relatos que permanecem ao longo dos tempos eram as esposas que iam às fábricas levar o cesto com a tradicional refeição: a sopa , a peça de fruta e o frasco do vinho.

 

A sopa era de preferência bem “enxuta” para que não entornasse durante o caminho e a peça de fruta, a melhor e maior que existisse em casa – talvez para impressionar.

 

O vidreiro sempre trabalhou arduamente à boca do forno, suportando altas temperaturas e carregando elevados pesos, necessitando de uma sopa farta, rica em calorias e nutrientes, como a nossa especialíssima sopa do vidreiro.Ex

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *