Cultura, Santa Comba Dão

A Casa da Cultura de Santa Comba Dão encheu-se para o 4º Concurso de Vestidos de Chita

Vestidos_Chita_001O Cine-teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão encheu-se, durante a tarde de Domingo, dia 26 de Maio, de muita cor, alegria e glamour para a quarta edição do Concurso de Vestidos de Chita, uma iniciativa da Câmara Municipal, através do seu Sector Cultural, e que contou com a presença do seu Presidente, João Lourenço.

 

Ao longo da tarde, o muito público presente na sala de espectáculos teve a oportunidade de assistir a um desfile de vestidos em chita que pretendeu recriar a moda dos anos 40 do século passado em duas fases: o desfile dos participantes na categoria A, destinado a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos e o desfile dos participantes da categoria B com idade igual ou superior a 13 anos.

 

Tal como na edição anterior, este concurso contou, para além das participações individuais, com a apresentação de participações especiais de grupo.

 

O concurso iniciou-se com o desfile das alunas do jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão com meninas entre os 02 e os 06 anos de idade.

 

Após este momento, teve lugar o primeiro momento de animação, da responsabilidade da Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão, que contou com a demonstração de Danças Latinas.

 

O desfile dos participantes da categoria B iniciou-se com a apresentação do grupo da Santa Casa da Misericórdia de Amarante, seguindo-se a participação do Lar D. Camille da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão, representado por duas utentes do Lar e a participação do CANAG – Centro de Actividades de Nagozela e participantes individuais.

 

No final do desfile e enquanto o júri, constituído por João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal, Carla Pinto da loja de roupa infantil Pintarolas, Cristina Lopes, florista e Judite Figueiredo em representação da Estrelas da Moda – Academia de Modelos de Viseu, analisava as participações dos concorrentes decorreu o segundo momento de animação da tarde com a actuação das alunas da turma de Ballet da Expressart’ e da docente Ana Figueiredo.

 

Após a deliberação do júri, efectuada tendo em conta os seguintes parâmetros: categoria vestidos, avaliada de 0 a 10 pontos, desfile e presença em palco, avaliadas de 0 a 5 pontos respectivamente, foram entregues os certificados de participação e as lembranças aos concorrentes, cabendo a João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, entregar os prémios de participação às entidades convidadas.

 

No final apuraram-se os seguintes resultados: na Categoria A, Laura Jorge, arrecadou o terceiro prémio, Joana Lavado, ficou em segundo e Teresa Tomás classificou-se no primeiro lugar.

 

Na Categoria B, Andreia Leite, em representação da Santa Casa da Misericórdia de Amarante, classificou-se em terceiro lugar, Ana Gomes, em representação do CANAG – Centro de Actividades de Nagozela foi a segunda classificada e Jacira Almeida Costa arrecadou o primeiro lugar.

 

Os prémios oferecidos aos vencedores foram gentilmente cedidos pela empresa Movadel sendo que, os certificados de participação foram oferecidos pela papelaria O Kioske.

 

Para além deste espectáculo, o 4º Concurso de Vestidos de Chita foi, ainda, constituído por uma pequena mostra intitulada Memórias na qual estiveram expostos alguns dos vestidos de chita envergados em edições anteriores pelas alunas da Universidade Sénior de Santa Comba Dão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *