Felgueiras, Sociedade

Presidente do Comité Português da Unicef esteve presente na abertura oficial

Abriu oficialmente o concursDSC_0133o Pinta que decorre de 28 de maio a 01 de junho no Café Concerto da Casa das Artes de Felgueiras, na Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na Lixa e no Polo de Idães da Biblioteca Municipal.

Pinta a água é o desafio lançado pela Câmara Municipal aos participantes da 4ª edição do concurso pinta.

No ano Internacional de cooperação pela água, e sob o lema da proteção civil e a água, a Câmara Municipal convida as crianças e jovens do concelho a imaginarem as vantagens e as desvantagens de termos água e a transcreverem os pensamentos para a tela.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, agradeceu a presença de todos e explicou a importância da promoção desta atividade: “com a organização do pinta queremos motivar os jovens a apreciarem a arte. O apelo à arte e a variedade de temas abordados permitem aos participantes terem um conhecimento mais abrangente dos assuntos e isto é cultura, é formação, é educação”.

O autarca realçou a aposta que a autarquia tem feito na educação sublinhando que: “o futuro de Felgueiras e dos felgueirenses será o resultado do trabalho que estamos a fazer hoje”.

Inácio Ribeiro explicou que o trabalho desenvolvido não passa apenas pela construção de equipamentos. “Temos 15 novos Centros Escolares, dotados de excelentes condições, mas a autarquia tem procurado organizar iniciativas que ajudem ao desenvolvimento intelectual dos jovens preparando-os para o futuro. Queremos que os felgueirenses se continuem a destacar pela positiva e que prossigam o seu trabalho. Acredito que com pessoas mais formadas e mais informadas Felgueiras continuará a ser pioneiro em vários setores e a ter ofertas de emprego cada vez mais qualificado”, conclui.

A presidente do Comité Português da Unicef, Madalena Marçal Grilo, felicitou o trabalho da autarquia e realçou a importância da água na vida das pessoas “A Unicef tem tido um trabalho muito importante para fazer chegar água potável à população que não tem a possibilidade de abrir a torneira em casa como nós.

Esta aposta na diversidade de atividades didáticas e lúdicas feita pela autarquia é uma excelente forma de alertar as crianças para a importância da água. Só transmitindo aos mais jovens a importância deste recurso a Unicef pode continuar o seu trabalho de distribuição de água aos que dela necessitam”.

No ato inaugural marcaram presença também diversos representantes de entidades parceiras: Fundação EDP- Diretor da Rede de Clientes do Norte- Mário Guimarães, FBAUP- em representação, Sofia Torres, ISCE – Mário Gandra, Comando Distrital de Operações de Socorro – Coronel Teixeira Leite, ACLEM – Carmen Ferreira, CPCJ – representante do Rotary Club de Felgueiraa, José Manuel Cruz e diretores de Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias.

O concurso destina-se a crianças e jovens, dos 03 aos 16 anos, que frequentem estabelecimentos de ensino ou que sejam utentes de instituições de solidariedade social, com atividade no concelho de Felgueiras.No ato inaugural, marcaram presença o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, e diversos representantes de entidades parceiras, tais como, do Comité Olímpico Português, da Faculdade de Letras do Porto, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Evergreen, do Instituto de Apoio à Criança, da Fundação EDP, do ISCE, Diretores de Agrupamentos, entre outras.No ato inaugural, marcaram presença o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, e diversos representantes de entidades parceiras, tais como, do Comité Olímpico Português, da Faculdade de Letras do Porto, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Evergreen, do Instituto de Apoio à Criança, da Fundação EDP, do ISCE, Diretores de Agrupamentos, entre outras. No ato inaugural, marcaram presença o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, e diversos representantes de entidades parceiras, tais como, do Comité Olímpico Português, da Faculdade de Letras do Porto, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Evergreen, do Instituto de Apoio à Criança, da Fundação EDP, do ISCE, Diretores de Agrupamentos, entre outras.No ato inaugural, marcaram presença o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, e diversos representantes de entidades parceiras, tais como, do Comité Olímpico Português, da Faculdade de Letras do Porto, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Evergreen, do Instituto de Apoio à Criança, da Fundação EDP, do ISCE, Diretores de Agrupamentos, entre outras.

Os interessados em participar nesta ação podem inscrever-se nos ateliers instalados no Café Concerto da Casa das Artes de Felgueiras, na Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na Lixa e no Polo de Idães da Biblioteca Municipal, entre as 9h30 e das 11h00 às 14h30 e as 18h00, até ao dia 01 de junho.

As pinturas admitidas a concurso são separadas em três níveis em função da idade dos participantes.

Esta iniciativa insere-se num programa vasto:

No dia 31 de maio haverá animação para as crianças na Zona Desportiva de Felgueiras, para os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo; no dia 1 de junho realiza-se a caminhada solidária; a Casa das Artes apresenta matinés de cinema Infantil, nos dias 1 e 2 de junho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *