Póvoa de Varzim, Sociedade

Póvoa de Varzim: um município em constante desenvolvimento

image005O executivo camarário visitou as obras em execução no concelho.

A visita teve início na Praia de Quião, em Aver-o-Mar, cujo equipamento se encontra a 80% da sua execução física. Ainda nesta freguesia e próximo desta praia, alguns arruamentos que estão a ser pavimentados mereceram a atenção do executivo.

A empreitada, adjudicada em 261.667,25€, estará concluída no início do mês de julho assegurando para a época balnear além do serviço de restauração e bebidas, posto de socorros para os frequentadores desta praia.

Seguiu-se o Mercado Municipal, cujo terceiro piso está prestes a receber os comerciantes após a intervenção de recuperação do espaço danificado pelo incêndio de junho de 2010. Adjudicada em 158.465,00€, esta empreitada encontra-se a 90% da execução física.

O roteiro pelas obras terminou no Cine-Teatro Garrett que se espera concluído no final deste ano. A empreitada, estimada a 35% da sua execução física, tem um valor global de cinco milhões de euros e tem comparticipação a 100% do Fundo de Turismo.

José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, referiu que “hoje visitamos quatro obras que são fundamentais em termos de desenvolvimento do concelho”.

Quanto ao Cine-Teatro Garrett, o Presidente revelou tratar-se de “uma aspiração nossa, que fez muita falta ao longo destes vinte anos nomeadamente para a realização do Correntes d’Escritas e outros eventos culturais como teatro e cinema, entre outros. Será uma realidade para o final do ano visto que a obra está em bom andamento”.

Sobre os novos módulos de venda do Mercado Municipal, Macedo Vieira afirmou tratar-se de “uma solução de estilo nórdico, austera e bem conseguida”, e da qual espera que “a população saiba usufruir de uma forma inteligente”.

E de Quião, que considera ser o “lugar mais bonito da Póvoa”, o edil constatou que a edificação do equipamento de apoio à praia está em bom andamento e em julho estará pronta.

E sobre esta empreitada, Aires Pereira, Vice-Presidente e Vereador do Pelouro de Obras Municipais da Câmara Municipal, revelou que falta concluir a parte dos arranjos exteriores e montagem do equipamento, sendo que já há concessionário para a exploração do espaço. “Tudo leva a crer que talvez no primeiro fim de semana de julho façamos a abertura do espaço, até porque coincide com a abertura da época balnear naquela zona e com o hastear das bandeiras azuis”, anunciou o autarca.

Aires Pereira referiu-se também à conclusão dos arruamentos de acesso, “uma solução muito bem adaptada ao sítio com a reutilização de alguns materiais”. Nesta zona, “há um conjunto de coisas a acontecer que fazem com a população se reveja nelas”.

Quanto ao Mercado Municipal, o Vice-Presidente anunciou que os comerciantes irão mudar-se para o novo espaço de venda, no terceiro piso, nos dias 9 e 10 de junho. “Esperemos que os comerciantes a quem se destina o espaço gostem, se sintam bem e que este possa ser um equipamento de referência e marca distintiva”, aspira o autarca.

Sobre a empreitada do Cine-Teatro Garrett, o Vice-Presidente lembrou tratar-se de uma obra muito complicada sob o ponto de vista técnico, reconhecendo o esforço e dedicação de todos os envolvidos. “Estamos com quinze dias de avanço em relação ao previsto e, se a empresa continuar a este ritmo, em dezembro, estará concluído”, informou.

“Teremos um Teatro moderno com memória” porque “quando entramos neste Foyer lembramo-nos do corredor de acesso que aqui tinha”, revelou Aires Pereira afirmando que “não desvirtuamos o Cine-Teatro Garrett. Modernizamos e adaptamos mas em cada canto existem lembranças do que era”.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *