Educação, Mação, Sociedade

Centro de Formação de Mação já fez 1 ano

image003No dia 18 de Maio o Centro de Formação de Mação fez um ano e tem mantido uma oferta permanente de cursos de formação. A abertura do Centro de Formação era já uma necessidade dada a forte e produtiva parceria entre a Câmara Municipal de Mação e o CENFIC, que teve início nos anos 90.

Desde Junho de 2012 já decorreram no Centro de Formação os Cursos de Condução e Manobra de Equipamentos e Movimentação de Terras; Técnico Instalador de Sistemas Solares Térmicos; Canalizações; Topografia e Pintor de Construção Civil. Estes cursos de Formação abrangeram cerca de 80 formandos do Concelho de Mação e limítrofes.

Antes da abertura do Centro de Formação já tinham decorrido em Mação cerca de 30 acções de Formação, na área da construção, acções que movimentaram cerca de 400 pessoas não só de Mação como dos Concelhos vizinhos.

Além dos cursos de formação que resultam da parceria com o CENFIC, o Centro de Formação já acolheu acções de formação ministradas pelo Instituto Politécnico de Tomar e o espaço foi cedido para várias entidades desenvolverem acções de formação, nomeadamente o Centro de Emprego, Câmara de Mação e os Bombeiros Voluntários de Mação que encontram ali um espaço óptimo para fazer formação. Vasco Estrela, Vice-presidente da Câmara Municipal de Mação, refere que “este equipamento não serve em exclusivo o CENFIC, é um equipamento multifacetado ao serviço da população, das empresas, das associações. É um espaço de grande utilidade agora e, seguramente, no futuro, que está ao dispor do Concelho. Representa uma mais-valia para a qualidade da formação que ministramos no Concelho. A nossa intenção é, ainda, que esteja ao serviço das nossas empresas e agentes económicos, quer aqueles que estão implementados no Concelho, quer aqueles que tenham essa intenção”.

A construção do Centro de Formação teve início em finais de 2005 e envolveu cerca de 120 pessoas de 12 Acções de Formação. De referir que diversas intervenções realizadas no Centro de Formação, ao nível da construção do edifício, contaram com o apoio das Formações sendo que os conhecimentos e recursos foram ali canalizados de uma forma inteligente e útil.

O edifício permite a organização de eventos municipais, empresariais, entre outros, fora dos compromissos da formação. Dispõe de um auditório que pressupõe por si só um espaço concebido a pensar na partilha de conhecimentos e, como tal, estará igualmente aberto à comunidade e a iniciativas que dinamizem o espaço.

Situado na Zona Industrial das Lamas, o Centro de Formação de Mação é um equipamento moderno e funcional que dispõe 3 salas de formação, 1 sala de TIC, auditório e bar/refeitório. No exterior situam-se as oficinas onde decorrem as aulas práticas.

O próximo curso de formação será de Condutor/Manobrador. As inscrições estão já a decorrer, até 12 de Junho, no Centro de Formação. Estão abertas para ambos os sexos devendo os interessados ser portadores de Bilhete de Identidade, Número de Contribuinte, Certificado de habilitações e carta de condução. O curso terá início em Setembro deste ano e tem a duração de 9 meses.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *