Economia, Santa Comba Dão, Sociedade

Estratégia Empresarial em tempos difíceis realizou-se a 24 de Maio em Santa Comba Dão

Jantar_Conferencia_001No passado dia 24 de Maio, Sexta-feira, realizou-se, no Espaço de Eventos do restaurante Cota Máxima em Santa Comba Dão, um jantar-debate subordinado ao tema “Estratégia Empresarial em Tempos Difíceis” promovido pela Câmara Municipal, através do seu Gabinete do Investidor, em parceria com a Stratbond Consulting,

 

Neste jantar-debate, conduzido Fernando Carvalho, Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e que contou com a presença de Fernando Cruz, Vereador da Câmara Municipal e de cerca de quarenta empresários da região, foram abordadas diversas temáticas relacionadas, sobretudo, com as dificuldades que as empresas atravessam actualmente, nomeadamente, no que se refere à deterioração dos indicadores financeiros e dos indicadores de performance.

 

Na sua intervenção Fernando Cruz, agradeceu a presença dos empresários que tiveram disponibilidade de comparecer nesta acção, bem como a presença dos Vereadores da autarquia e a disponibilidade de Fernando Carvalho em fazer esta conferência.

 

No decorrer da conferência, Fernando Carvalho, analisou os sintomas de deterioração dos indicadores financeiros e dos indicadores de performance das empresas, assinalando que, é crucial perceber as suas origens e as causas que estão por detrás destes sintomas.

 

Do ponto de vista do orador são três as causas fundamentais para a justificação dos “tempos difíceis” sentidos, hoje em dia, por tantas empresas: ausência de estratégia, estratégia parcialmente adequada e estratégia mal conseguida.

 

Mesmo em situações de recuperação após uma fase de gestão de emergência, apenas através da introdução da Estratégia Empresarial, é possível estabilizar e fazer crescer as empresas ou os negócios afastando-as de uma situação de crise.

 

Neste sentido, e para evitar que as empresas cheguem a passar por “tempos difíceis”, a Stratbond Consulting desenvolveu o STRATCHECK, uma poderosa ferramenta de apoio à gestão estratégica.

 

Baseado num profundo conhecimento das características e tendências da envolvente e do mercado, bem como das capacidades e vantagens competitivas da empresa, o STRATCHECK procura encontrar soluções que transformem ameaças em oportunidades e criem sustentabilidade ao negócio no médio longo prazo.

 

Para além do Diagnóstico Estratégico sugerido pela Stratbond Consulting, a elaboração do plano de negócio e a criação e manutenção de parcerias foram apontadas como algumas das soluções às quais as empresas devem estar atentas para ultrapassarem “tempos difíceis” rumo a um futuro assente na Estratégia como motor de desenvolvimento e crescimento sustentado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *