Marinha Grande, Sociedade

Embaixador de Moçambique na Marinha Grande

RececaoEmbaixadorMocambique_24052013_1O Embaixador da República de Moçambique, Jacob Jeremias Nyambir, foi recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na passada sexta-feira, 24 de maio, no âmbito de uma visita à Marinha Grande para aprofundar estratégias de cooperação e oportunidades de negócio.

 

Esta visita pretendeu estimular as relações económicas, técnicas e cientificas entre os dois países, num momento em que Moçambique regista taxas de crescimento económico muito significativas. Além disso, enquadrou-se nas atividades do projeto “Dá-te a Conhecer”, que está a ser desenvolvido numa parceria entre a OPEN e a Câmara Municipal da Marinha Grande.

 

Álvaro Pereira, Presidente da Câmara Municipal, deu as boas-vindas ao diplomata, bem como à comitiva que o acompanhava composto por cidadãos moçambicanos residentes na região de Leiria.

 

Desejando que aquela seja a primeira de muitas visitas ao concelho, a visita do Embaixador “constitui uma oportunidade para o estreitamento dos laços económicos mas também afetivos entre Moçambique e o concelho da Marinha Grande”.

 

O Presidente acrescentou que “o potencial empresarial e a qualidade da nossa indústria e serviços constituem uma garantia da solidez e competência dos nossos agentes económicos”.

 

Esta Câmara Municipal está, “como sempre, totalmente disponível para facilitar as relações comerciais e para apoiar, por todas as formas, os projetos económicos, culturais ou outros que as nossas e as vossas empresas e entidades se disponham a desenvolver”.

 

Deixou expresso o “empenho e interesse em fomentar as relações comerciais mas também culturais entre os dois países e em enriquecer os laços fraternais que nos unem como povos de língua portuguesa”.

 

O Embaixador agradeceu o acolhimento e desejou “que as relações entre os dois territórios sejam mais sólidas e harmoniosas, para aproveitamento das potencialidades naturais que Moçambique tem para oferecer”. Registou a “necessidade de aprofundar a cooperação e aumentar os contactos de âmbito empresarial”.

 

Após a receção no Salão Nobre, a comitiva visitou São Pedro de Moel, o Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (do Instituto Politécnico de Leiria) e a fábrica de vidros Crisal, ambos na Zona Industrial da Marinha Grande.

 

O dia dedicado à cooperação terminou com um seminário sobre cooperação e oportunidades de negócio em Moçambique, que decorreu na OPEN, na Zona Industrial da Marinha Grande.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *