Póvoa de Varzim, Sociedade

CSBA alertou para importância de gestão consciente da água na Póvoa de Varzim

image002O Centro Social Bonitos de Amorim realizou, no passado sábado, um Fórum de discussão e reflexão sobre a necessidade de uma gestão eficaz da água – Fórum de Intervenção pela Água – FIA.

A primeira parte do Fórum, durante a manhã, foi dedicada a crianças do Pré-Escolar ao 2º Ciclo. Cerca de duas centenas de crianças tomaram consciência da necessidade de uma boa e eficaz gestão deste recurso natural tão essencial à vida.

Para tal, contou com a participação de Sílvia Patrícia (Câmara Municipal da Póvoa de Varzim) e Elizabete Moura (Quercus) que abordaram temas como: Educação Ambiental; Oficina da Água; Ciclo Hidrológico e Como economizar e reutilizar a água.

A manhã terminou com um momento de dança pelas crianças do Jardim-de-infância do Centro Social Bonitos de Amorim.

A segunda parte do FIA, no período da tarde, destinou-se ao público em geral e teve as intervenções dos seguintes convidados: Ana Isabel Ferraz (ESA) que se referiu aos Instrumentos que limitam a degradação da água e Valorização da água e articulação com o quotidiano e Vitória Triães (Contadora de Histórias) “De conto em conto enchemos nós o papo”.

Entre outras, foram abordadas as seguintes questões:

– Porque é que, apesar de o nosso planeta ser constituído por 70% de água, mais de 1 bilião de pessoas – o equivalente a 18% da população mundial – não tem acesso a uma quantidade mínima aceitável de água potável?

– Qual a razão da escassez da água?

– Quais as principais consequências da crescente escassez de água para a vida no planeta?

– Que práticas e gestos quotidianos posso e devo adotar para não desperdiçar água?

– A água é reciclável?

– Como e onde posso reaproveitar a água?

A responsabilidade individual em prol de um planeta sustentável exige de cada um de nós uma mudança quer ao nível da consciência ambiental, quer ao nível comportamental. Se adotarmos, enquanto seres individuais, gestos e práticas que contribuam para uma gestão eficaz da água, acabaremos, todos, por desfrutar de um planeta mais equilibrado.

A iniciativa, organizada e estruturada à luz do tema 2013 – Ano Internacional da Cooperação pela Água, decretado pela Unesco, foi palco de discussão e reflexão sobre a pertinência de uma boa e eficaz gestão deste recurso natural tão essencial à vida.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *