Sociedade

Cluster do mar mostra na EXPONOR “derrotas” para não “ir à rola” da conjuntura…

ForumDoMar2012_DSCF0736Tal como a língua de Camões, a terminologia náutica portuguesa pode ser muito traiçoeira! E, da mesma forma que ela nos diz que “derrota” nada mais é do que o caminho seguido numa viagem por mar, também nos elucida que não “ir à rola” é não andar ao sabor de ventos e marés de ocasião… E, de facto, de novos – e consistentes – rumos marítimos se trata, os quais, pelo terceiro ano consecutivo, convergem durante três dias na direção da EXPONOR, por ocasião do FÓRUM DO MAR (toda a informação disponível em www.forumdomar.exponor.pt).

A Feira Internacional do Porto transforma-se desta quarta a sexta-feira numa espécie de doca-seca que acolherá as ideias, os projetos e as empreitadas mais recentes do tridente constituído pelos ramos científico, tecnológico e económico-empresarial dos agentes que se dedicam à exploração sustentável dos recursos marinhos.

O acontecimento reúne cerca de 60 empresas e entidades expositoras, mas é muito mais do que uma feira. Funciona como polo agregador do um setor considerado estratégico, e grande parte do dinamismo que adquire advém das conferências, dos encontros de negócios e do trabalho em rede que potencia.

É, pois, para renovar essa aposta nacional – e europeia -, e a sua nova configuração, que centenas de especialistas nacionais e estrangeiros, decisores políticos, dirigentes associativos, empresários, gestores, académicos, investigadores e profissionais rumam à EXPONOR.

O debate começa logo às 9,30 horas do dia inaugural (29), no auditório montado dentro do próprio certame (Pavilhão 5 do recinto de feiras), com intervenções previstas de José António Barros (presidente da Associação Empresarial de Portugal), José Ribau Esteves (presidente da Oceano XXI), Carlos Neves (presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), Guilherme Pinto (presidente da Câmara de Matosinhos), Cristina Amil López (da DG MARE da Comissão Europeia) e Manuel Pinto de Abreu (secretário de Estado do Mar).

Manuel Pinto de Abreu, aliás, participará igualmente na sessão de abertura do dia 31 (sexta-feira), às 9,30 horas, também em representação da ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, que tinha uma intervenção prevista, entretanto inviabilizada por questões de agenda de Estado.

Mas, a jornada de reflexão albergará perto de uma centena de contribuições oficiais e conhecerá, inclusive, as perspetivas políticas dos partidos com assento na Assembleia da República.

No painel que, na quarta-feira, às 14,30 horas, abordará as «Encruzilhadas políticas sobre o mar», participarão Lídia Bulcão (deputada do PSD), Fernando Sequeira (do Grupo Parlamentar do PCP), Manuela Cunha (“Os Verdes”), Ana Paula Vitorino (do GP do PS) e Nelson Peralta (Bloco de Esquerda).

Confira, em anexo, o programa completo das conferências e as últimas atualizações informativas.
Síntese:

FÓRUM DO MAR

Data: de 29 a 31 de maio de 2013

Organização: Associação Empresarial de Portugal / EXPONOR – Feira Internacional do Porto e Oceano XXI – Associação para o Conhecimento e Economia do Mar;

Apoios: o Fórum do Mar conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto (Matosinhos);

Sectores em exposição: construção e reparação navais; pesca, aquicultura, conservação e transformação do pescado; turismo marítimo e náutica de recreio; energia e ambiente; novos produtos e materiais para as tecnologias marinhas; transportes marítimos e infraestruturas portuárias; e serviços marítimos.

Perfil do expositor: empresas industriais e de serviços; associações empresariais; organismos públicos; centros de investigação e desenvolvimento e respetivas entidades de intermediação de todos os sectores que se enquadram na economia do mar.

Perfil do visitante: empresários e decisores; responsáveis e técnicos de empresas e da administração pública; engenheiros e projetistas; técnicos de laboratório; docentes e investigadores; outros profissionais ligados à temática do mar; público em geral.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *