Palmela, Sociedade

Município de Palmela presta homenagem a personalidades, organizações e trabalhadores

A Câmara Municipal de Palmela promove, no Dia do Concelho, 1 de junho, a Cerimónia de Atribuição de Condecorações Municipais. O evento decorre no Cineteatro S. João, com início às 11 horas, e constitui-se como um momento privilegiado de homenagem e reconhecimento a personalidades e organizações que se destacaram, em diversas áreas de atividade, bem como aos trabalhadores do Município.

A Medalha de Honra do Concelho de Palmela será atribuída, a título póstumo, a Francisco José Carrasqueiro Cambournac, médico epidemiologista e tropicalista, primeiro diretor português do Instituto de Malariologia de Águas de Moura.

As Medalhas Municipais de Mérito são entregues em diversas categorias, representativas do panorama social, económico, cultural e desportivo do concelho, a pessoas e instituições cujo valor e exemplo são considerados uma referência. Assim, em 2013, a Medalha Municipal de Mérito na categoria Cidadania, Grau Ouro, é entregue à Plataforma “Água de Todos”, que reúne 150 organizações representativas da sociedade portuguesa. Na categoria Desenvolvimento Económico, Grau Ouro, o reconhecimento vai para António Melo Pires, Diretor-Geral da Autoeuropa, e o primeiro português a desempenhar este cargo. O Grupo Desportivo e Recreativo da Quinta do Padre Nabeto – fundado em 1988, com atividade ininterrupta nos últimos 25 anos – é homenageado na categoria Associativismo, Grau Prata. Finalmente, a medalha na categoria Desporto, Grau Cobre, é atribuída a José Afonso Duarte dos Santos Costa, natural de Quinta do Anjo e detentor de um currículo desportivo de destaque na modalidade de ciclismo.

O Município instituiu, também, a condecoração Medalha Municipal de Dedicação que, este ano, é atribuída aos funcionários Ana Cristina Ascensão Lino Ferreira, Joaquim Manuel Guerreiro (a título póstumo) e Maria Teresa Sousa Palaio e Silva Pereira, distinguidos pelo zelo, competência, decisão, espírito de iniciativa e dedicação à organização. A cerimónia integra, ainda, a atribuição da Medalha Municipal de Serviço Prestado a 53 trabalhadores da autarquia que, cumprindo 15, 25 e 35 anos de serviço, revelaram, no exercício do seu cargo, assiduidade e comportamento exemplares.


Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *