Cultura, Póvoa de Lanhoso

Crianças aprenderam com “Um Chá Não Toma Um Xá…” na Póvoa de Lanhoso

Mais de 400 crianças de jardins de infância e escolas do primeiro ciclo assistiram, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, à apresentação encenada de “Um Chá Não Toma Um Xá…” de Sérgio Guimarães de Sousa. Este trabalho teve como objetivo ensinar os mais jovens a evitar usos incorretos da Língua Portuguesa.

 

No total, foram promovidas três sessões (às 10h00, às 11h00 e às 11h45), no passado dia 23 de maio. Assistiram a esta apresentação encenada crianças dos jardins de infância de Simães, Taíde, Sobradelo da Goma, São Gonçalo (da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso) e Donim (Guimarães) bem como das EB1 de Oliveira, de Taíde, de Arrifana e do Centro Educativo António Lopes.

 

“Um Chá Não Toma Um Xá…” fala de Bahabur, um simpático Xá, que vive num palácio com uma cozinheira mandona, Isolda, um criado meio medroso, Malaquias, e dois divertidos esquilos. Bahabur confronta-se com um problema sério: perdeu um belíssimo e precioso botão de punho em forma de caravela, que um amigo árabe,  Xeque Ben Aicha, lhe oferecera. À medida que procura o botão de punho, sucedem-se jogos de linguagem entre palavras homófonas e homógrafas. Neste sentido, a leitura deste engraçado livro ajuda as crianças a diferenciarem o sentido de vocábulos semelhantes do ponto de vista gráfico e/ou fónico.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *