Palmela, Turismo

Fins-de-Semana temáticos e Show Cooking dão a conhecer referência gastronómica da região

Cartaz Fins Semana Sopa CaramelaNos dias 31 de maio e 1, 2, 7, 8 e 9 de junho, a Câmara Municipal de Palmela, a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/ Costa Azul e restaurantes do concelho promovem os Fins-de-Semana Gastronómicos da Sopa Caramela, uma das novidades que integra o calendário 2013 do projeto “Palmela – Experiências com Sabor!”.

Ao longo destas datas, os 17 restaurantes aderentes apresentam a sua interpretação da tradicional Sopa Caramela, uma das principais referências gastronómicas da região e atração incontornável das Festas Populares de Pinhal Novo, cuja 17ª edição decorre entre 5 e 10 de junho.

Além dos Fins-de-Semana Gastronómicos, o programa integra, ainda, um Show Cooking de Sopa Caramela no Mercado Municipal de Pinhal Novo, no dia 1 de junho, às 10h30, conduzido pelo Chef Hélder Martins, Chef Executivo do Hotel Neya, Viva Lisboa, Prochef Agency e Top Chef (inscrições através do telefone 212334398).

Sobre a iniciativa, o Vereador Luís  Miguel Calha, responsável pelas áreas do Turismo e Economia Local, recorda que «temos vindo a promover novas dinâmicas de desenvolvimento turístico, e os fins-de semana gastronómicos da Sopa Caramela são a mais recente aposta para divulgar a qualidade da nossa gastronomia e dos nossos produtos locais». O objetivo principal passa por «atrair mais clientes aos restaurantes da região e, simultaneamente, atrair mais visitantes e turistas ao concelho para dinamizar a nossa economia local», já que, na conjuntura atual, «iniciativas como esta representam um apoio muito importante que damos aos nossos restaurantes».

Num momento em que está em constituição a Confraria da Sopa Caramela, esta é uma oportunidade única para (re)descobrir este prato reconfortante e tão cheio de sabor e de história.

 

Porquê Sopa Caramela?

 

Os caramelos eram trabalhadores rurais, provenientes das áreas da Beira Litoral e do Baixo Mondego, que vinham trabalhar, sazonalmente, para as propriedades agrícolas da Península de Setúbal. A partir da segunda metade do século XIX, muitos destes trabalhadores fixaram-se na região e, em particular, na área da atual freguesia de Pinhal Novo, por responsabilidade de José Maria dos Santos, Deputado na Corte e dono de uma vasta propriedade no concelho de Palmela (onde mandou cultivar aquela que foi, à época, a maior vinha do Mundo). A propriedade necessitava de mão-de-obra permanente e foi proposto o arrendamento de parcelas de terreno a estes trabalhadores, contribuindo decisivamente para a sua implantação na região. A base da sua alimentação manteve-se, com base nos produtos que a terra dava – batata, feijão e repolho – acompanhados pelo toucinho e enchidos, provenientes da tradicional matança do porco, que garantia a subsistência da família durante todo o ano.

Pinhal Novo é, hoje, a maior freguesia urbana do concelho de Palmela, mantendo, no entanto, as suas características rurais e operárias, muito ligadas, também, à história ferroviária. A Sopa Caramela é, ainda hoje, símbolo desta comunidade, onde assenta, em larga parte, a origem de Pinhal Novo, e cuja cultura, perpetuada, não só através da gastronomia, mas de um vasto leque simbólico de tradições e caraterísticas, é acarinhada pela população enquanto fonte de consciência coletiva e identidade territorial.

 

 

Estabelecimentos aderentes:

 

Freguesia de Palmela

 

Restaurante da Pousada de Palmela | Castelo de Palmela (PTC)*

Tel.: 212 351 226

 

Restaurante 3.ª Geração | Vila de Palmela (PTC)*

Tel.: 212 350 152

 

Restaurante D. Isilda | S. Brás (PTC)*

Tel.: 212 333 255

 

Restaurante A Tipóia | Montinhos (PTC)*

Tel.: 962 308 242

 

Restaurante Diálogos & Sabores | Golf do Montado – Algeruz (PTC)*

Tel.: 265 708 150

 

Restaurante Âncora & Serrano | Brejos do Assa (PTC)*

Tel.: 265 501 236

 

Restaurante Aromas | Aldeamento Turístico FPalmela (PTC)*

Tel.: 265 930 000

 

 

Freguesia de Quinta do Anjo

 

Restaurante Alcanena | Quinta do Anjo (PTC)*

Tel.: 212 870 150

 

Restaurante O Gama | Quinta do Anjo (PTC)*

Tel.: 915 826 567

 

Restaurante Lancelote | Cabanas (PTC)*

Tel.: 212 880 924

 

Restaurante Casa da Pimenta | Vila Amélia – Cabanas (PTC)*

Tel.: 212 100 391

 

 

Freguesia de Pinhal Novo

 

Restaurante O Telheiro | Pinhal Novo (PTC)*

Tel.: 212 362 244

 

Restaurante O Refúgio | Pinhal Novo (PTC)*

Tel.: 212 382 067

 

Restaurante O Forno | Pinhal Novo

Tel.: 212 361 160 / 962 523 350

 

Restaurante Kebab Golden | Pinhal Novo

Tel.: 210 835 728 * encerramento semanal ao domingo

 

 

Freguesia de Poceirão

 

Restaurante A Moagem | Poceirão

Tel.: 265 995 520 * encerrado dia 9 Junho

 

Restaurante Monte Alegre | Poceirão

Tel.: 265 995 662

 

 

 

*PTC – Aderentes ao Palmela Tourist Card

Consulte as vantagens e descontos em http://turismo.cm-palmela.pt

 


Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *