Cultura, Vendas Novas

Exposição internacional de artes plásticas de Vendas Novas apresenta 180 obras dos quatro continentes

Expo internacional cartazNo domingo, dia 26 de maio, pelas 16h00, no auditório municipal, abre as portas ao público a 18ª. Exposição internacional de artes plásticas de Vendas Novas.

A mostra está patente até dia 23 de junho, de terça a domingo, das 14h00 às 18h00, no espaço de exposições do auditório municipal e no centro sociocultural e junta cerca de 180 obras entre pintura, escultura, cerâmica, tapeçaria, instalação e vídeo, de artistas oriundos de quatro continentes. Para além de Portugal e Espanha que têm a maior representação, peças de Inglaterra, Roménia, Alemanha, Colômbia, Argentina, Brasil, Angola, Uruguai, Suíça, França, Itália, Rússia, entre outros, poderão ser apreciadas nesta mostra que é uma das maiores o país pelo número de participantes e pela periodicidade anual.

O reconhecido prestígio nacional e internacional e o facto de incorpo­rar muitos artistas conceituados a par de outros que estão em início de carreira faz com que seja uma das principais iniciativas culturais de promoção e atração turística que traz a Vendas Novas um número elevado de visitantes. A sua influência estende-se mesmo ao país vizinho já que desde 2009, em parceria com o Ayuntamien­to de Villafranca de los Barros (Badajoz) e a Sala Taller de Maria Nieves Martin, parte da exposição transita para esta cidade espanhola compondo assim a “Vive-Arte” – exposição inter­nacional de arte contemporânea, onde se tem afirmado como uma manifestação cultural.

Paralelamente ao certame, inaugura no mesmo dia na biblioteca municipal uma exposição de trabalhos de jardins-de-infância do concelho, à volta de uma pintura de Lurdes Rodrigues que esteve representada na “internacional” de 2011 assim como estão igualmente previstos ateliers e visitas guiadas aos espaços de exposição para as escolas do concelho.

A Exposição internacional de artes plásticas de Vendas Novas conta com o apoio da EUROACE – Eurorregião Alentejo-Centro-Extremadura e faz parte do programa de comemorações do 20.º aniversário da elevação de Vendas Novas a cidade .

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *