Cultura, Estremoz

Exposição “Artesanato de Zé Camões” em Estremoz

image004No próximo dia 25 de maio, pelas 16h00, na Sala de Exposições Temporárias do Centro Cultural Dr. Marques Crespo, irá ser inaug23urada a exposição “Artesanato de Zé Camões” de Maria José Camões.

A mostra é composta por diversas tipologias de peças, onde a técnica utilizada passa pela modelação de ligaduras e gesso, as quais são posteriormente policromadas. Os temas vão da arte sacra, às zoomorfias, bem como a figuras antropomórficas em diversas situações e atividades.

Maria José Vendas Coradinho Rebola Camões é natural de Estremoz, onde estudou e criou o gosto pelas artes. Professora na escola Básica Conde de Vilalva em Évora, licenciada em Educação Visual e Tecnológica é sócia da Associação dos Artesãos da Região de Lisboa.

A partir do interesse e conhecimento profissional, no verão de 2002 começou a manusear materiais sintéticos com gesso, donde surgiram presépios. Em Setembro de 2003 como já tinha algumas peças e como se aproximava a época natalícia, resolveu com uma colega empenhar-me mais e recriou as principais figuras do presépio, surgindo daí uma exposição em Estremoz. Nasceu o entusiasmo de continuar que a conduziu à descoberta de novos elementos. A partir daqui recriou os santos padroeiros das profissões, santos populares, bonecos com trajes regionais e outros.

Expôs coletivamente por 5 vezes e 3 individualmente, em Estremoz, Évora e Lisboa. Possui já um 3º prémio no concurso “Trono de Santo António” em Lisboa e uma Menção honrosa num concurso de Presépios, na mesma cidade.

A mostra vai estar patente até 31 de julho, sendo uma organização da Câmara Municipal de Estremoz.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *