Sociedade, Vizela

Câmara de Vizela lança proposta de peregrinação a Santiago de Compostela

Decorreu na passada quinta-feira, no Espaço Jovem de Vizela, a sessão de esclarecimento sobre o Caminho Português de Santiago – Vizela / Santiago de Compostela, com abertura de inscrições para a peregrinação a decorrer já nos próximos meses de junho e julho.

A sessão foi conduzida pelo Arqueólogo Paulo Costa Pinto da Comunidade Intermunicipal do Ave, pela Vereadora Dora Gaspar da Câmara Municipal de Vizela e por David Topete do Movimento Trilhos e Caminhos.

Além da contextualização histórica do Caminho de Santiago, foi apresentada a proposta do trajeto na área territorial de Vizela que, segundo a Vereadora Dora Gaspar “se afigura como um trajeto mais seguro e atrativo aos peregrinos e turistas, sem comprometer a sua veracidade histórica, já que tem em consideração a salvaguarda das condições mínimas de higiene e comodidade no seu percurso, bem como o destaque para elementos de interesse no que concerne ao património local”.

A importância do caminho de peregrinação amplia assim, a sua importância religiosa, na promoção do património cultural e paisagístico, fomentando sequentemente a economia local.

O trajeto proposto, a encetar no nosso concelho, será faseado em cinco fins-de-semanas, com percursos médios de 23 km/ dia, sendo que o transporte, para o início e final da caminhada, será disponibilizado gratuitamente pela Câmara Municipal de Vizela.

A adesão de público foi imediata, sendo que algumas inscrições foram feitas já durante a sessão, pelo que a expetativa em relação à mobilização de peregrinos é muito favorável, sendo esperada a rápida lotação das 24 inscrições disponíveis e que podem ainda ser feitas junto do serviço de Turismo da Câmara Municipal de Vizela, [email protected], ou através do email [email protected]

Calendarização da peregrinação:

15 junho: Vizela – Braga

16 junho: Braga – Ponte de Lima

22 junho: Ponte de Lima – Valença

23 junho: Valença – O Porriño

29 junho: O Porriño – Redondela

30 junho: Redondela – Pontevedra

6 julho: Pontevedra – Caldas de Reis

7 julho: Caldas de Reis – Padrón

20 ou 21 julho: Padrón – Santiago de Compostela

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *