Economia, Lamego, Turismo

Montra da Cereja da Penajóia quer aproveitar potencial económico deste fruto – Lamego

montra cereja2013Os Amigos e Produtores da Cereja da Penajóia e a Câmara Municipal de Lamego têm como preocupação a defesa incondicional do que melhor existe no concelho. A cereja é um dos símbolos da freguesia da Penajóia e um dos alicerces da sua economia. Caracteriza-se, independentemente da sua qualidade e sabor, por ser das primeiras a aparecer nos mercados, marcando o desabrochar da produção frutícola da região do Douro.

Consciente da sua importância nesta região, os Amigos e Produtores da Cereja da Penajóia, com o apoio de diversas outras entidades, promovem no fim de semana de 1 e 2 de junho, no Largo de Camões (junto ao Museu de Lamego), a 3ª Montra da Cereja da Penajóia, com o objetivo de divulgar e oferecer, a quem visita este concelho, momentos de prazer e degustação deste fruto carnudo e doce. Está prevista a participação de 25 produtores que vão vender a cereja ao mesmo preço.

Para aproveitar e divulgar todas as potencialidades gastronómicas deste fruto, a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro vai apresentar durante este certame duas bebidas de cereja que serão posteriormente servidas em bares e cafés da cidade, bem como algumas iguarias de pastelaria para depois serem saboreadas em ambientes diferentes. A ideia é prolongar no tempo a oferta de todos estes produtos na restauração da cidade de modo a aproveitar o seu potencial económico e turístico. Inserido neste projeto, a Escola de Hotelaria vai, previamente, formar e treinar os profissionais que trabalham nesta área de modo a dotar as empresas de produtos diferenciadores e inovadores, ligados à cereja.

Recorde-se que as anteriores edições da Montra da Cereja da Penajóia constituíram um enorme êxito comercial, superando as expetativas iniciais da própria organização. No ano passado, foram vendidas em dois dias mais de cinco toneladas deste fruto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *