Oliveira de Azeméis, Sociedade

Mini políticos apresentam propostas de preservação do património concelhio de Oliveira de Azeméis

Integrado nas comemorações do 29º aniversário de elevação de Oliveira de Azeméis ao estatuto de cidade, realizou-se, esta manhã, no cine-teatro Caracas, a VI Assembleia Municipal «Políticos de Palmo e Meio».
A iniciativa, que contou com a presença de cerca de duas centenas de alunos do 4º ano de escolaridade, teve como objetivo a realização de uma assembleia em que os mais pequenos, enquanto «deputados», foram os principais intervenientes.
Sob a temática «Eu quero contribuir para a preservação do património histórico e cultural da minha freguesia», os mini deputados, que desde o início do ano letivo trabalharam no projeto educativo para a cidadania, apresentaram propostas para a modernização e requalificação de alguns espaços e propriedades, tais como a Ponte de Cavaleiros, em Santiago de Riba-Ul, o antigo edifício da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e a Casa Sequeira Monterroso, na cidade.
O projeto promovido pela autarquia desde 2006 pretende ainda promover aprendizagens contempladas no currículo do 1º ciclo do ensino básico, fomentar a formação cívica dos alunos, o conhecimento do concelho e dos órgãos executivos.
No total estiveram envolvidas 10 turmas do 4º ano e seis escolas pertencentes aos agrupamentos de Escolas Soares Basto – EB1 Oliveira de Azeméis nº1; Dr. Ferreira da Silva – EB Maria Godinho, EB Largo da Feira e EB e Secundária Dr. Ferreira da Silva; Agrupamento de Loureiro – EB1 de Palmaz e Agrupamento Ferreira de Castro – EB1 da Ponte.
Como prémio de participação no projeto, os mini deputados vão visitar a Assembleia da República e o Oceanário, em Lisboa, no próximo dia 24 de maio.
Para o próximo ano letivo o tema já está escolhido: A indústria na minha freguesia, que futuro?

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *