Arouca, Economia, Sociedade

«COOPJOVEM» apoia empreendedorismo em Arouca

041«COOPJOVEM» é o nome de um programa de apoio ao empreendedorismo, essencialmente vocacionado para os jovens e para a criação de cooperativas (agrícolas ou não). Com apoio técnico e acesso ao crédito ao investimento (MICROINVEST), os jovens agricultores (dos 18 aos 40 anos) podem, assim, criar estruturas cooperativas, que facilitam a criação de emprego e, por outro lado, fomentam a cultura solidária. O programa foi apresentado na Biblioteca Municipal de Arouca, no passado dia 9 de maio.

 

Na sessão de esclarecimento, o presidente da Câmara Municipal de Arouca, Artur Neves, sublinhou a importância desta medida na resposta ao desemprego jovem, recordando ainda a resposta local, no âmbito do empreendedorismo, através do CRER (Criação de empresas em Espaço Rural), promovido pela ADRIMAG.

 

Estiveram também presentes duas técnicas da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Lurdes Barata e Paula Correia, que apresentaram o programa COOPJOVEM, de apoio ao empreendedorismo cooperativo, destinado a jovens dos 18 aos 30 anos que pretendam constituir uma nova cooperativa que integre de 5 a 9 cooperadores/as; e a jovens dos 18 aos 40 anos que pretendem criar, com o limite máximo de nove jovens agricultores, uma cooperativa agrícola ou uma nova secção em cooperativas agrícolas já existentes que tenham até 10 trabalhadores/as.

 

O programa disponibiliza bolsa, apoio técnico e acesso ao crédito ao investimento. Para obterem mais informações, os interessados devem recorrer ao Gabinete de Inserção profissional da Câmara Municipal de Arouca.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *