Póvoa de Lanhoso, Sociedade

“Vencer o Tempo” promove convívio entre seniores na Póvoa de Lanhoso

Encontro entre seniores 1Depois da Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião e do Centro Social e Paroquial de Serzedelo, foi a vez de utentes do Centro Social e Paroquial de Taíde receberem a visita do grupo sénior que integra o projeto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades”.

No decorrer desta visita, a animação foi uma constante. Uma das senhoras que fazem parte do projeto, Anita Granja, teve oportunidade de partilhar a leitura de um conto popular e, em conjunto, os seniores do Vencer o Tempo e os seniores do Centro Social e Paroquial de Taíde interagiram de forma alegre e  renovadora, lembrando tempos da sua juventude. Durante a tarde houve ainda a possibilidade de estas pessoas se conhecerem melhor e de partilharem um momento de dança bem como de conviverem.

Recorde-se que, depois do desafio da aproximação entre gerações, com vista ao estreitar de laços afetivos, o projeto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades” desafiou as pessoas voluntárias (jovens e seniores) que o integram a partilharem a sua alegria e dinamismo com utentes de instituições do concelho.

O primeiro encontro decorreu nas instalações da Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião, na tarde de 12 de abril. A segunda visita realizou-se no dia 19 de abril, ao Centro Social e Paroquial de Serzedelo. A terceira deslocação realizou-se no dia 10 de maio, ao Centro Social e Paroquial de Taíde.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso é uma das autarquias fundadoras do projeto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades”. Após dois anos de trabalho, procura-se agora potencializar a energia positiva que um grupo coeso e motivado, como o existente, pode levar até outras pessoas idosas, que, por vezes, estão menos ativas e motivadas para as dinâmicas que lhes são propostas no âmbito das suas instituições.

Tomando contacto com a experiência destas pessoas seniores, a expetativa é que os pares, nas instituições, encontrem pontos de identificação e tomem consciência da importância de determinadas atividades, que têm consequências diretas para a melhoria do seu bem-estar e saúde.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *