Santa Maria da Feira, Sociedade, Turismo

Candeeiros já decoram montras do centro histórico de Santa Maria da Feira e dão luz ao Imaginarius

Candeeiros_Casa das Fogaças_Santa Maria da FeiraOs comerciantes do centro histórico de Santa Maria da Feira já  começaram a decorar as montras dos seus estabelecimentos com candeeiros para dar luz ao festival Imaginarius. As primeiras lâmpadas economizadoras já foram entregues em mãos aos comerciantes, numa ação de envolvimento que prossegue até ao arranque do festival.

 

Nesta 13ª edição do Imaginarius, a organização do festival quer dar um brilho especial ao centro histórico da cidade, numa homenagem à inspiração, criatividade e imaginação que caracterizam o maior evento de Artes de Rua realizado em Portugal. Para isso, moradores e comerciantes são desafiados a colocar um candeeiro nas montras dos estabelecimentos e nas portas, varandas ou janelas das habitações, ajudando a iluminar as noites de festival e a criar um ambiente festivo.

 

Esta ação de envolvimento conta com o apoio da EDP Distribuição que, respondendo ao repto da organização, disponibilizou 500 lâmpadas economizadoras que estão a ser distribuídas pelos comerciantes e, numa segunda fase, pelos moradores do centro histórico que aderirem à iniciativa “Dê luz ao seu Festival”. A abordagem é feita porta a porta, para entrega das lâmpadas economizadoras e explicação dos objetivos da iniciativa, reforçados numa carta a deixar em cada domicílio.

 

O desafio é simples: colocar nas montras, portas, varandas ou janelas um candeeiro – “o que tiver, o que mais gostar, o mais antigo, o mais arrojado, o que melhor se ajustar ao espaço” – que deverá manter-se ligado nas noites do festival, utilizando uma lâmpada economizadora. O candeeiro poderá ser ligado no imediato, mas sobretudo nas noites que antecedem o festival e durante o evento, com destaque para as noites de 24 e 25 de maio.

 

“O público que nos visita já se habituou a esta forma pouco comum de envolvimento dos moradores e comerciantes no espírito dos nossos eventos culturais e a verdade é que quem nos visita espera sempre ser surpreendido. Por isso, o seu contributo é fundamental” – lê-se na carta distribuída juntamente com a lâmpada economizadora.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *