Cultura, Évora

Comemoração do Dia Internacional dos Museus em Évora

 

O Dia Internacional dos Museus comemora-se no próximo dia 18 de maio, uma iniciativa que tem o intuito de sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade, e a Câmara Municipal de Évora assinala a efeméride através de um programa de actividades dirigidas à população, a terem lugar entre os dias 18 e 24 de maio.

Este ano o Dia Internacional dos Museus é dedicado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) ao tema “Memória + Criatividade = mudança social” e as comemorações em Évora começam no dia 18 de maio com a atividade lúdica interativa para crianças “Arqueo–lego no Páteo das Romãs”, com construções em lego inspiradas nos monumentos da cidade nas instalações do Convento dos Remédios, entre as 15 e as 17 horas.

Entre os dias 20 e 24 de maio realiza-se o ateliê de construção de maquetas “Como criar um contador de água?”, desenvolvido pela Unidade Museológica CEA para o público infantil, a realizar nas suas instalações da CEA na Rua do Menino Jesus, de manhã entre as 9:30 e as 12:30 e de tarde das 14:00 às 17:00.

A terminar o programa, no dia 20 de maio, pelas 18:30, a Câmara Municipal de Évora/Divisão da Cultura/Arquivo Fotográfico em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo vão apresentar publicamente a vertente multimédia do Roteiro Fotográfico Oitocentista, nas instalações do Arquivo Fotográfico (Rua Diogo Cão). O Roteiro Fotográfico Oitocentista, que foi editado em abril em folheto e que está disponível para distribuição no Posto de Turismo, vai estar agora alojado nos sítios do Arquivo Fotográfico e da Direção Regional de Cultura do Alentejo na internet. Esta ferramenta vai permitir aos internautas fazerem uma viagem pela história e a prática da fotografia em Évora no século XIX, percorrendo virtualmente os locais do centro histórico da cidade que representam marcos importantes da fotografia e com a particularidade de acederem a informação sobre os fotógrafos da época.

A participação nestas propostas para o Dia Internacional dos Museus é gratuita, contudo deverá fazer a sua inscrição para participar no “Arqueo–lego no Páteo das Romãs” e no ateliê de construção de maquetas “Como criar um contador de água?”, através do telefone 266 777 000.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *