Cultura, Loures

Comemoração do Dia e Noite dos Museus em Loures

Dia 18 de maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus que, este ano, coincide com a Noite dos Museus, dois momentos importantes que a Câmara Municipal de Loures vai assinalar com uma programação especial nos seus principais espaços museológicos – Museu Municipal de Loures e Museu de Cerâmica de Sacavém.

 

O tema das comemorações de 2013, Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social, constitui uma oportunidade adicional para afirmar os museus como lugares de memória, onde a criatividade e a inovação se celebra em estreito convívio com os seus públicos. Neste sentido, Loures dinamizará, durante todo o dia 18 de maio, um conjunto de atividades lúdico-culturais, de acesso livre e gratuito, centradas nos museus municipais.

 

No Museu Municipal de Loures

·         Visita animada ao Museu Municipal

Viagem pela história da Quinta do Conventinho, conduzida por personagens de época. Tem início a partir das 15 horas e serão cerca de duas horas de divertimento.

 

·         Gala dos melhores momentos da história de Loures

Noite de recriação histórica, animada com factos conhecidos da história do concelho, envolvendo muito humor e alguns momentos inesperados. Sessões às 20, 22 e 24h00.

 

No Museu de Cerâmica se Sacavém

·         Memória na objetiva

Fotopaper pela cidade de Sacavém, que irá permitir aos participantes conhecer a história local, as memórias do passado e fazer o registo fotográfico dos vestígios ainda existentes. Esta atividade é direcionada para o público escolar, pelo que será a única a decorrer no dia 17 de maio.

 

·         A coleção vista pelo colecionador

Durante todo o dia. Uma visita guiada às exposições patentes ao público neste espaço dedicado à cerâmica. De manhã tem lugar uma visita orientada pelo Engº Feliciano David à exposição “A Arte Nova nos azulejos em Portugal”. No período da tarde visita à exposição biográfica “Eduardo Gageiro. Rapaz de Sacavém, Fotógrafo do Mundo”, pela mão do próprio homenageado.

 

·         Apresentação de mostra documental

A Peça do Mês do Museu de Cerâmica é o mote para a apresentação desta mostra dedicada à memória do Grupo Desportivo da Fábrica de Loiça de Sacavém.

 

·         Coro Lopes Graça e soirée de poesia

A não perder. A partir das 21 horas, com um momento musical de grande beleza e qualidade técnica, protagonizado pelo Coro Lopes Graça, seguido de um recital de poesia.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *