Educação, Odivelas

V Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras em Odivelas

Nos dias 16 e 17 de maio, a Câmara Municipal de Odivelas, vai estar representada no V Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que decorre na Cidade de Braga, através do Projeto SEI! Odivelas, considerado pela Comunidade Educativa, um projeto emblemático.

 

O Município de Odivelas faz parte da Rede Cidades Educadoras. Para este Município a educação é inquestionavelmente um dos direitos fundamentais de todos os cidadãos, neste contexto coloca no centro das suas preocupações a promoção dos seus cidadãos através de uma política educativa ampla, de caráter transversal, que tem por base todas as formas de educação formal ou informal.

 

Em 1999, enquanto membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras, Odivelas iniciou um percurso de implementação de princípios com “intencionalidade educadora” nas políticas que desenvolvem o concelho, tendo em conta um forte investimento no parque escolar, a constituição da carta educativa e a dinamização de projetos educativos.

 

A educação para além de se fazer ao longo da vida, faz-se sobretudo de momentos e de locais de uma cidade preparada para formar para os valores e práticas de cidadania democrática e ativa.

Apostando fortemente na coesão e inclusão educativa, o Município de Odivelas tem desenvolvido ao longo da sua  história, estratégias e projetos tendo em conta as necessidades da comunidade educativa, com vista a potenciar o sucesso escolar dos alunos e a integração social destes e das suas famílias, do qual se destaca o Projeto SEI! Odivelas.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *