Póvoa de Varzim, Sociedade

Póvoa de Varzim nos projetos da TUREL

image004Realizou-se, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Sessão Pública da Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da TUREL.

Maria Natália Brito da Silva Correia Gudes, em representação da Fundação Oriente, foi empossada Presidente da Mesa da Assembleia Geral e José Paulo Abreu Presidente da Direção.

Em representação do Município da Póvoa de Varzim, cooperador da TUREL, Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Local, tomou posse do cargo de Vogal do Conselho Fiscal, comprometendo-se a desempenhar as suas funções dando o seu melhor.

Enquanto Presidente da Direção da TUREL até 2015, José Paulo Abreu referiu-se aos planos estratégicos da Cooperativa, anunciando que “temos vários projetos que envolvem a Póvoa de Varzim”.

Um deles no âmbito da internacionalização da TUREL Viagens, através da Rota de Santigo de Compostela que envolve, seguramente, a Póvoa de Varzim.

Outra estratégia passa por desenvolver rotas de artistas dando visibilidade a obras de arte espalhadas pelo país e também aqui o nosso concelho estaria inserido, nomeadamente pela rota do românico.

O Cónego referiu-se ainda a Balasar como sendo uma realidade que a TUREL acompanha em Fóruns de Arquitetura e espaços de reflexão sobre as novas edificações a fazer. “Balasar é um centro muito grande de confluência de pessoas, é uma potencialidade a muitos níveis e tem aberta a construção de novos espaços, equipamentos e dinâmicas”, esclareceu.

Neste sentido, lembrou o concurso “Arquitetura em Lugares Sagrados”, organizado pela TUREL em 2011, que contou com 110 trabalhos, de mais de uma dezena de universidades portuguesas e espanholas, que apresentaram um projeto de arquitetura para um Santuário, dedicado à Santíssima Eucaristia, na freguesia da Beata Alexandrina. Para breve, haverá novo concurso desta feita para Gabinetes de Arquitetura, anunciou, concluindo que “no somatório das questões sondadas procuraremos uma solução eficaz, bonita, funcional e atrativa para as pessoas”.

Outra das estratégias apresentada pelo Presidente da Direção da TUREL foi a criação e formação de guias locais para os diversos espaços sagrados, sendo que, para o efeito serão criados postos de trabalho. Na sua opinião, é importante que haja pessoas que forneçam informação fidedigna a quem visita os monumentos, saibam comportar-se perante os turistas, tenham boa apresentação e conhecimento de diferentes línguas. “A melhor promoção que podemos fazer é termos um turista satisfeito”, constatou.

José Paulo Abreu explicou que a TUREL pretende trabalhar em sinergia com outros segmentos do setor, nomeadamente, o turismo balnear e a gastronomia, para que em conjunto “possamos atrair mais gente e potenciar o concelho da Póvoa de Varzim”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *