Saúde, Torres Vedras

Torres Vedras recebe rastreio ao Aneurisma da Aorta Abdominal gratuito para homens

A clínicacuf torres vedras recebe, no dia 20 de Maio, entre as 9h e as 18h, um rastreio gratuito ao Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA), numa parceria com a campanha Aorta É Vida.

 

O rastreio, dirigido sobretudo a homens com idade igual ou superior a 65 anos e com historial de tabagismo, é constituído por um questionário sobre os fatores de risco para o AAA e um exame de ecografia abdominal – exame simples, indolor e não invasivo – com o qual se obtêm imagens da aorta e se medem as suas dimensões.
De acordo com Daniel Menezes, cirurgião vascular da clínicacuf torres vedras, “esta iniciativa visa informar e sensibilizar a população da região para esta doença, promovendo o seu diagnóstico precoce e a vigilância adequada, única forma de prevenir as graves e por vezes fatais complicações que podem ocorrer”. Os rastreios, acrescenta o especialista, “permitem estabelecer a necessidade de uma eventual intervenção cirúrgica e selecionar a técnica mais adequada”.

 

“O Aneurisma da Aorta Abdominal é uma doença ainda muito desconhecida da população, não só da portuguesa, possivelmente por não dar sintomas na maior parte dos casos, e quando eles surgem poderá ser já reflexo da existência de complicações, das quais a ruptura é a mais grave e pode levar à morte”, alerta o especialista.
Sobre o AAA:
O AAA é a 12ª causa de morte nas sociedades ocidentais e uma das principais quando esta é súbita, em indivíduos acima de 55 anos. Quando ocorre a ruptura os dados internacionais indicam uma mortalidade pré-hospitalar de cerca de 50%, e mais 50% peri-operatória.

 

Estima-se que, na Europa, 80 milhões de pessoas com mais de 65 anos estejam em risco de desenvolver um AAA, e por esta razão tornam-se prementes as campanhas de sensibilização.
Para mais informações, consulte: www.aortaevida.com ou www.clinicacuftorresvedras.pt/

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *