Cultura, Montijo

“Sombras do Tempo” no Museu Agrícola da Atalaia no Montijo

carvoeira_capela_2-brAté 31 de maio, pode visitar no Museu Agrícola da Atalaia a exposição “Sombras do Tempo – A Matemática nos Relógios de Sol”, cedida pelo Centro de Matemática e Aplicações Fundamentais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A mostra que, além de alguns modelos de relógios de Sol, inclui fotografias e painéis exibindo a sua construção e funcionamento, refere-se a exemplares existentes em Mafra, Sintra e Óbidos.

De simples obeliscos até  instrumentos tecnicamente sofisticados, os relógios de Sol acompanharam o homem ao longo dos tempos e evoluíram acompanhando o progresso do conhecimento.

Tanto os exemplares de pequeno formato, com funções de “relógio de bolso”, como os inseridos na estrutura dos edifícios ou presentes em praças e jardins são, na sua maioria, obras de arte carregadas de história, cuja conceção resulta essencialmente da conjugação de dois ramos fundamentais do saber: a astronomia e a matemática.

Esta exposição convida-o a participar numa viagem através do tempo e a compartilhar do encantamento associado aos relógios de Sol, que se acumulou ao longo de muitos séculos de história do nosso país.

Pode aproveitar a visita à  mostra “Sombras do Tempo” para conhecer, também, o relógio de Sol existente no Museu Agrícola da Atalaia.

A mostra está patente de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, e ao sábado das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *