Cultura, Vendas Novas

Vendas Novas relembra Álvaro Cunhal com documentários, debate e filme

Na próxima sexta-feira, dia 10 de maio, pelas 21h00, no auditório municipal, prosseguem as atividades de homenagem Álvaro Cunhal, no centenário do seu nascimento, com a exibição dos documentários sobre a vida de Álvaro Cunhal e sobre a fuga de Peniche, intercalados por um debate com Domingos Abrantes, resistente antifascista.

A iniciativa insere-se no centenário de Álvaro Cunhal, ao qual o Município de Vendas Novas se associou, e proporciona uma oportunidade para conhecer ou simplesmente relembrar sobretudo o homem político, que se destacou pela sua oposição ao regime salazarista e que em 1960 protagonizou, juntamente com outros camaradas, a célebre “fuga de Peniche”, do estabelecimento prisional de alta segurança. E para ilustrar alguns aspetos do documentário, Domingos Abrantes, que esteve onze anos na prisão e participou na fuga do estabelecimento prisional de Caxias, é convidado para o debate sobre o assunto.

Ainda no âmbito destas comemorações será exibido, no dia 11 de maio, às 21h30, no auditório municipal, o filme “Cinco dias, cinco noites” de José Fonseca e Costa, baseado na obra com o mesmo nome de Manuel Tiago/Álvaro Cunhal, que retrata precisamente o périplo de um jovem para sair do país após ter fugido da prisão em finais dos anos 40.

No programa de homenagem está previsto realizarem-se ainda atividades em junho e novembro, mês que se celebra o seu nascimento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *