Cultura, Lousã

Leitura encanta crianças nos Jardins de Infância, Escolas e Biblioteca Municipal da Lousã

3O Projeto Concelhio de Promoção da Leitura do presente ano letivo inclui, como habitual, atividades de leitura nas catorze Bibliotecas do Concelho – Municipal e Escolares. Vários contadores de histórias estão a encantar as crianças e jovens, seguindo o plano de trabalho estruturado pela Rede de Bibliotecas da Lousã e seus parceiros.

A cada mês, as crianças e jovens das Escolas da Lousã, bem como todos os que pedirem uma história na Biblioteca Municipal, poderão escolher a leitura de um conto, de entre os planificados.

A animadora da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, os Contadores de Histórias da Escola Secundária e Associação Viva a Escola da Lousã e ainda quatro docentes do Agrupamento de Escolas da Lousã e das Atividades de Enriquecimento Curricular têm sido as vozes das histórias selecionadas. Os livros escolhidos têm o “selo de qualidade” do Plano Nacional de Leitura “Ler+” ou da “Casa da Leitura” da Fundação Calouste Gulbenkian. Já o grupo da Escola Secundária privilegia a preservação da tradição oral e o reconto.

A reação das crianças e dos jovens tem sido muito positiva, uma vez que se mostram participativos durante as atividades. Os Docentes e Assistentes Operacionais têm destacado a originalidade da apresentação das histórias: recorre-se a adereços e fantoches para que a experiência de ouvir uma estória seja mais divertida. Segundo a avaliação do projeto, realizada através de um formulário preenchido a cada sessão, o Projeto Concelhio de Promoção da Leitura tem sido uma mais valia.

As histórias irão continuar a viajar pelos Estabelecimentos de Ensino até 13 de junho, mas o espaço infanto-juvenil da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro estará aberto durante todo o ano, com mais histórias, sempre incentivando à leitura de livros em casa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *