Educação, Sardoal

Estudantes de Sardoal visitam lugares emblemáticos da II Grande Guerra

Viagem_Estudo_2013O Cemitério Americano, na praia de Omaha, onde repousam os restos mortais de 9387 soldados americanos mortos em combate durante o desembarque das tropas aliadas na Normandia (grande parte deles no dia 6 de junho de 1944, o chamado Dia D), bem como outras zonas da costa francesa onde os soldados atacaram e um bunker alemão, são alguns dos lugares que os estudantes residentes no concelho de Sardoal (do 8.º ano, seguintes ou equivalentes) vão poder visitar durante a habitual Viagem de Estudo promovida pelo Município que, este ano, se realiza entre 21 de julho e 2 de agosto.

Durante o percurso, a comitiva estudantil visitará também a Abadia do Mont Saint-Michel, erigida no ano 709 e dedicada ao Arcanjo São Miguel, os Campos Elísios, Paris e o parque temático Eurodisney, lugar de fantasia, sonho e inovação científica.

Os estudantes, que serão acompanhados por elementos da autarquia e por professores da Escola Dra. Maria Judite Serrão Andrade, pernoitarão em parques de campismo, a maioria dos quais cedidos gratuitamente por autarquias francesas.

Estas Viagens de Estudo, que se realizam há 19 anos consecutivos, pretendem promover o contacto direto dos alunos sardoalenses com outros povos e culturas, fomentando o conhecimento e a consciência do ideal da União Europeia. Ao longo dos anos, os estudantes locais tiveram já oportunidade de conhecer as instalações do Parlamento Europeu, em Bruxelas e Estrasburgo, o Monte Branco, a Catedral de Covadonga, os Picos da Europa, os parques Futuroscópio e Asterix, o Museu Guggenheim, em Bilbao, e outros locais de evidente interesse histórico, cultural, científico e ambiental.

Durante estas quase duas décadas, beneficiariam deste projeto mais de mil jovens sardoalenses, grande parte dos quais não teria possibilidades financeiras de se deslocar a estes locais por conta própria.

Ao longo do tempo, outros Município se juntaram e participaram na Viagem de Estudo, como Sertã, Mação e Constância. Estes dois últimos compõem a caravana de 2013.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *