Desporto, Oliveira de Azeméis

Encontro de xadrez põe à prova destreza mental das crianças em Oliveira de Azeméis

IMG_0961O presidente da Associação de Xadrez de Aveiro (AXA) considerou que «a autarquia de Oliveira de Azeméis constitui um exemplo a seguir por outros municípios no que diz respeito à dinamização da modalidade junto da população».
Fernando Pinho falava no IX Encontro de Xadrez das escolas do concelho que juntou cerca de centena e meia de crianças da EB1 da Ponte e Outeiro, em Santiago de Riba-Ul, nrº. 4 de Oliveira de Azeméis e escola básica de Azagães.
O dirigente aproveitou para referir que «são inúmeras as vantagens desta modalidade junto das escolas e instituições de ensino».
Durante uma hora, os alunos colocaram à prova a sua destreza mental e desfrutaram de uma atividade diferente.
A iniciativa pretendeu promover o contacto entre os alunos e estimular a motivação e o gosto pela prática da modalidade.
O projeto «Xadrez na escola», enquanto atividade de enriquecimento curricular no 1º ciclo, visa o desenvolvimento de competências ao nível intelectual, pessoal e de formação de carácter social e desportivo.
A AXA e a autarquia oliveirense celebraram em 2006 um protocolo de cooperação no sentido da implementação da aprendizagem do xadrez nas escolas do município.
De acordo com Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, «o xadrez é uma das atividades extracurriculares que os jovens mais procuram».
«Trata-se de um excelente exercício mental com benefícios comprovados para as suas carreiras”, sublinhou.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *