Marinha Grande, Sociedade

Alargamento da Zona Industrial da Marinha Grande

AlargamentoZonaIndustrialA expansão da Zona Industrial da Marinha Grande foi finalmente desbloqueada, na sequência da assinatura da escritura de permuta, que ocorreu na passada sexta-feira, 3 de maio.

 

O contrato foi celebrado entre o representante do Município da Marinha Grande, Álvaro Pereira e os representantes do Estado e do Instituto de Emprego e Formação Profissional, IP.

 

O Estado entregou ao Município da Marinha Grande uma parcela de terreno, sita na Mata Nacional do Casal de Lebre, com área de 13,69 hectares (ha), bem como, conjuntamente com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, IP, os imóveis onde funcionava a antiga Fábrica de Vidros J. Ferreira Custódio.

 

O Município da Marinha Grande entregou ao Estado as parcelas de terreno, sitas no Pinhal do Concelho/Pinhal da Boa Esperança, com 53,48 ha, assim como uma quantia em dinheiro.

 

 

Alargamento constitui “prioridade fundamental para o concelho”

 

O Presidente da Câmara, Álvaro Pereira, congratula-se “com o facto de, finalmente, ser possível concretizar a expansão da Zona Industrial de Casal da Lebre, que constitui uma prioridade fundamental para o concelho e uma oportunidade para a criação e/ou manutenção de postos de trabalho”.

 

Álvaro Pereira salienta que “o desenvolvimento económico do concelho constitui uma matriz fundamental das políticas públicas municipais e tal passa pela existência de ofertas integradas de condições físicas para a instalação de unidades industriais”.

 

As negociações com o Estado atravessaram diversos executivos municipais, e decorreram durante mais de uma década, tendo sido necessário assegurar uma plataforma de entendimento que não impedisse a capacidade de execução das infraestruturas necessárias à futura constituição dos lotes destinados às unidades industriais.

As condições finais acordadas são as mais vantajosas para o concelho e que permitem, no quadro atual, o desenvolvimento mais rápido das infraestruturas necessárias à sua colocação ao dispor dos investidores.

 

 

Intervenção de curto prazo

 

A celebração deste contrato vai permitir ao Município, a curto prazo, concretizar a ligação da Zona Industrial à rotunda sul da Estrada do Guilherme, garantindo a segunda entrada e saída à Zona Industrial, que melhora significativamente as condições de segurança e de acesso às instalações das diferentes unidades industriais ali instaladas.

 

 

Situação atual

 

A Zona Industrial da Marinha Grande constitui um exemplo, em termos de organização, com excelentes condições em termos de espaços públicos (vias rodoviárias e passeios).

 

A Zona Industrial da Marinha Grande situa-se no extremo sul da cidade integrando-se num espaço designado por Pinhal de Casal da Lebre.

 

Atualmente, abrange uma área de 62,2 ha, dos quais 57,55 ha consolidam os 59 lotes existentes, dos quais 57 são destinados à implantação de indústria. Os restantes dois são ocupados por equipamentos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *