Montijo, Sociedade

Painel de Luxo debate Saúde, Cidadania e Equidade Social no Montijo

No âmbito das comemorações do Ano Europeu dos Cidadãos realiza-se, no dia 9 de maio, o III Fórum Rede Social Montijo Saudável dedicado ao tema “Juntos pela Saúde, Cidadania e Equidade Social”.

 

O painel de oradores conta com a presença de diversas personalidades como Margarida Pinto Correia, conhecida jornalista e membro da Comissão Executiva da Fundação do Gil, Elza Pais, deputada da Assembleia da República e ex-secretária de Estado da Igualdade, e Laborinho Lúcio, Juiz Jubilado e Ex-Ministro da Justiça.

 

A sessão de abertura, às 10h00, na Galeria Municipal, contará com a presença de Maria Amélia Antunes, presidente da Câmara Municipal do Montijo e do Conselho Local de Ação Social e de Saúde do Montijo, e Corália Loureiro, vereadora da Câmara Municipal do Seixal e representante da Presidência do Conselho de Administração da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis.

 

A  conferência inaugural “Inovação, Saúde e Desenvolvimento Local”  será apresentada por Constatino Sakellarides, da Fundação Serviço Nacional de Saúde Politica Europeia Saúde 2020.

 

Em seguida e uma vez que neste dia, 9 de maio, se comemora também o Dia da Europa, a praça da república será palco do desfile “Mensagens para a União Europeia”, realizado pelos alunos dos Jardins-de-infância e das Escolas de 1.º Ciclo do Concelho do Montijo.

 

No periodo da tarde, a partir das 14h00, o auditório da Escola Profissional receberá Laborinho Lúcio, Margarida Pinto Correia e Elza Pais que irão apresentar respetivamente os seguintes paneis, “Cidadania dos 0 aos 100 anos”, Cidadania, Participação e Responsabilidade Social e Cidadania, Igualdade e Justiça Social”.

 

A Feira de Projetos “Saúde, Cidadania e Equidade Social”, referente às atividades e valências no domínio social e da promoção da saúde dos parceiros da Rede Social estará patente nos corredores da Escola Profissional do Montijo.

 

Durante a tarde terão ainda lugar momentos musicais proporcionados pelo  Conservatório Regional de Artes do Montijo e pela Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade.

 

A sessão de encerramento ficará a cargo de Maria Clara Silva, Vereadora dos Pelouros da Solidariedade, Saúde e Educação da Câmara Municipal do Montijo, e de  João Martins, presidente do Conselho de Administração da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *