Sociedade

Caminhada Passo a Passo contra a violência decorreu a 28 de Abril em Santa Comba Dão

CPCJ_Caminhada_013Por iniciativa da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Santa Comba Dão realizou-se no passado dia 28 de Abril, Domingo, uma caminhada no âmbito da Campanha de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, promovida pela Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens.

 

Enquadrada na comemoração do mês de Abril como o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância a caminhada sob o lema: ”Passo a Passo Contra a Violência” contou com as presenças de João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e de António José Correia Vice-Presidente da Autarquia e Presidente Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Santa Comba Dão.

 

A iniciativa contou com a colaboração da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e da APDEF – Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física iniciando-se pelas 10 horas, junto ao Mercado Municipal com a presença de cerca de uma centena de participantes.

 

Com um percurso de cerca de três quilómetros, realizado em circuito maioritariamente urbano e percorrendo algumas das artérias mais emblemáticas de Santa Comba Dão, ”Passo a Passo Contra a Violência” realizou-se com o intuito de alertar e sensibilizar os participantes e a comunidade em geral para as questões da violência e maus-tratos na infância e para a importância da prevenção destas situações.

 

Em pleno Bairro Alto, António José Correia, na qualidade de Presidente da CPCJ local, agradeceu a todos os presentes a sua disponibilidade em se associarem a uma acção que teve como principais objectivos assinalar a comemoração do mês de Abril como o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, apelando à participação cívica da comunidade para a denúncia de situações que coloquem as crianças e jovens do concelho em situações de risco.

 

Relembrou, também, que esta iniciativa pretendia, igualmente, invocar a Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) criada em 1989 e cuja cor foi escolhida como constante lembrança aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.

 

Nuno Cruz, em representação da APDEF – Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física, tomou da palavra para agradecer a presença de todos neste evento e informar que a APDEF vai levar a cabo um conjunto de iniciativas desportivas e lúdicas gratuitas durante o mês de Maio com vista a assinalar o Mês do Coração.

 

A chegada ao Largo do Município fez-se pouco depois das 11 horas, altura em que se procedeu a uma largada de balões azuis, contendo frases alusivas ao tema da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância elaboradas pelos alunos dos diversos ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão.

 

Recorde-se que, neste mês de Abril, todas as comissões de protecção do país foram convidadas a dinamizar actividades para assinalar esta data.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *