Sociedade

QUALIFICA superou mais uma prova

Ao longo de quatro dias, a QUALIFICA – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que terminou ontem, na EXPONOR, recebeu 39.541 visitas. A edição 2013 ficou marcada pela participação e milhares de alunos, oriundos de todo o País, bem como pela reedição da NEWCOMERS.

 

A Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário foi uma das entidades que se juntou ao leque de organismos públicos e privados das áreas da educação, formação, juventude e emprego que cooperaram com a QUALIFICA. João Grancho marcou presença na EXPONOR e falou da importância da feira. «Mostras como esta vêm reforçar a aposta do Governo na convergência e na via profissionalizante», disse o governante, acrescentando ainda que «se encontram nesta feira saídas profissionais direcionadas às reais necessidades do mercado».

 

Mas existiram outras presenças que se fizeram notar. A atleta Aurora Cunha, presente no espaço do IPDJ, os atores Ricardo Sá, Inês Curado, Catarina Gouveia e o músico Vítor Fonseca, mais conhecido por “Cifrão”, participaram, durante o fim-se-semana, num casting da Plural e deram autógrafos.

 

A QUALIFICA contou com a participação de 120 expositores, entre escolas profissionais, universidades, nacionais e internacionais, bem como institutos e organismos nacionais, que apresentaram as ofertas disponíveis nas áreas da educação, formação e emprego.

 

De realçar ainda o sucesso de outras iniciativas. O serviço de Consulta Psicológica de Orientação Vocacional ao Longo da Vida, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; a Quinta Pedagógica, uma iniciativa das escolas profissionais agrícolas do norte e centro do País; a realização do MEO XLParty, o maior festival português de videojogos, e a concretização de um diversificado cartaz de manifestações paralelas, desde palestras, workshops, seminários e demonstrações, abordando vários temas da atualidade.

 

Numa reedição, a NEWCOMERS veio dar outra dimensão, complementando o leque da oferta, com outras formas de estar e pensar a juventude. O evento lançou novos desafios, criando concursos nas mais variadas áreas, desde o design de produto, passando pela escrita criativa e estendendo-se até à moda.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *