Cultura, Montijo

Exposição “Montijo: memórias, identidade e futuro”

Expo_Painel TítuloO Museu Municipal do Montijo tem patente a exposição “Montijo: memórias, identidade e futuro”, dedicada à história do concelho e demonstrativa da vivência sociocultural das diversas ocupações na área do município do Montijo.

O percurso integra os momentos mais marcantes da vida no território, desde a pré-história até  ao século XX, funcionando como ponto de encontro de múltiplas manifestações culturais, transmitindo os elementos da história mais relevantes para a preservação da identidade local.

Na primeira parte da exposição, o visitante pode realizar uma viagem desde as Origens até à Aldeia Galega, através dos primeiros vestígios arqueológicos que testemunham a presença humana no nosso território, de registos medievais do século XIII, onde já éramos ponto de transbordo de passageiros e mercadorias, até à Aldeia Galega dos séculos XIV e XV.

A segunda parte da exposição – Do Município à República – pretende destacar a conquista da nossa autonomia administrativa. Entre muitos outros aspetos, destaque para a posição estratégica de Aldeia Galega nas comunicações para o sul do país, a história do atual edifício dos Paços do Concelho e o movimento republicano em Montijo.

O Rio Tejo, um passado com futuro é o tema da terceira parte da exposição, onde são abordadas as memórias do rio, do Cais das Faluas e do seu passado, a construção da Ponte Vasco da Gama, a recuperação do Moinho de Maré e o início da requalificação da zona ribeirinha.

A quarta parte é dedicada às atividades socioeconómicas, com destaque para a agricultura, a pesca, a salicultura, a suinicultura, a indústria de transformação de carnes, a indústria corticeira, as artes e ofícios tradicionais, essenciais na construção da nossa identidade cultural.

A quinta e última parte da exposição é um espaço de homenagem à cultura, às nossas principais referências na música, na arte, na tauromaquia, ao património requalificado, às nossas festividades, ao movimento associativo e às nossas tradições.

Pode visitar a mostra “Montijo: memórias, identidade e futuro” de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Esta é uma exposição de memórias do passado, mas também de projeção do futuro. Uma ótima oportunidade para conhecer a história, a identidade e a cultura do nosso concelho. Não perca, a entrada é livre!

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *