Cultura, Trofa

9º Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil e 13.ª Feira do Livro da Trofa de 4 a 11 de maio de 2013 na Casa da Cultura da Trofa

Valorizando a cultura lusófona e a literatura especialmente vocacionada para os mais novos, a Câmara Municipal da Trofa organiza de 4 a 11 de maio, o 9º Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil e ainda a 13ª edição Feira do Livro da Trofa.

 

Assim, durante esta semana, a Casa da Cultura da Trofa será palco desta grande atividade, recebendo encontros com vários Escritores e Ilustradores convidados como Adelaide Moreira, Agostinho Fernandes, Ana Paula Figueiredo, Carla Sousa Marques, Carlos Cebolo, Carlos J. Campos, Cláudia Semedo, Isabel Santos Moura, Pedro Emanuel Figueiredo e ainda Sofia Pereira.

 

A abertura oficial deste Encontro acontece a 4 de maio, com a abertura solene marcada para as 21h30, com um espetáculo de dança do conto ”A Sebenta esquecida, de Tomé Cabeça na Lua” pela Escola Passos de Dança, seguindo-se o lançamento da publicação do mesmo Conto Vencedor do Concurso Lusófono da Trofa – Conto Infantil – Prémio Matilde Rosa Araújo, edição 2012, ”A Sebenta esquecida, de Tomé Cabeça na Lua”, com texto de Diogo Teixeira e ilustrações de Susana Matos, decorrendo ainda a entrega do prémio Melhores Leitores 2012 da Biblioteca Municipal da Trofa, Prof. Dr. António Cruz.

 

Neste dia será ainda inaugurada a XIII Feira do Livro da Trofa, bem como as exposições na Casa da Cultura, designadamente de pintura “From l’agenzia di arte with love”, de ilustração “Era lua e agora sou dragão” de Susana Matos e ainda “(D)escolar-te do mundo”, Exposição Coletiva pelos alunos de Artes Visuais da Escola Secundária da Trofa.

 

Já no domingo, 5 de maio, as atividades regressam às 15h30, com aula livre de capoeira pelo Ginásio Bodytone, seguindo-se o espetáculo “Amílcar, consertador de búzios calados” pelo Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa.

 

Já a noite de domingo está reservada para o fado, com Joana da Livração e Kiko na voz, Rolando Teixeira na Guitarra Portuguesa e ainda André Teixeira na Viola.

 

O programa do Encontro Lusófono prossegue a 6 de maio, com a Casa da Cultura a receber a partir das 10h00, a presença do autor Agostinho Fernandes, que irá proceder à apresentação do livro “Olha o Rio Ave” de sua autoria, e durante a tarde será a vez da Trofa receber o autor Carlos Cebolo e Agostinho Fernandes.

 

Nesse mesmo dia, pelas 18h00, realiza-se a Oficina “Com cartão recriamos o Principezinho”, dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos, pela escola de artes “A Casa ao Lado” e a noite de segunda-feira, termina com a projeção de vídeo e fotografias da ação de solidariedade “Um Pequeno Gesto uma Grande Ajuda”, realizada em Moçambique, pelo Trofense Silvano Lopes.

 

No dia 7 de maio, a manhã está reservada para a autora Mariana Machado que contará a história “Monstros, Bichos e Bicharocos” e à tarde, o autor convidado será Carlos J. Campos.

 

Pelas 18h00 de terça-feira, realiza-se mais uma oficina, para crianças dos 6 aos 10 anos, sob o tema “Uma biblioteca Lusófona: parte 1” com Carla Moura e João Rosas, sendo que a partir das 21h30, a Academia Aquaplace, vai protagonizar uma demonstração de danças dos países da Lusofonia, com uma turma da aula “Ritmos Calientes”.

 

Para o dia 8 de maio, a Casa da Cultura conta, uma vez mais, com a presença dos autores Sofia Pereira e Carlos J. Campos e a sessão de leitura do dia, acontece pelas 14h00, com o conto “A grande fábrica de palavras” por Pedro Seromenho, seguindo-se pelas 18h00 a parte 2 da Oficina “Uma biblioteca Lusófona”.

 

Pelas 21h30, ainda a 8 de maio, a Casa da Cultura conta com a presença do escritor Júlio Magalhães, que vai apresentar o seu livro “ Não nos roubarão a esperança”.

 

No dia 9 de maio, serão convidados os autores Ana Paula Figueiredo, Pedro Emanuel Figueiredo e Carla Sousa Marques, que estarão nas Oficinas de Escrita Criativa, dirigida às escolas do Concelho, e ainda Adelaide Moreira que apresentará o Teatro de Sombras “Azuriche, o Duende com Asas”.

 

Na mesma data, as crianças do Jardim de Infância de Feira Nova estarão a cargo da animação noturna, que começa pelas 21h00.

 

As atividades continuam a 10 de maio, às 14h00 com a apresentação do livro “5ª em Segurança – Entra na Aventura com a Luzinhas” da Associação Integrar, com Cláudia Semedo e ainda Isabel Santos Moura, a que se segue o Contador de histórias, Rui Ramos, com “Baú do Contador (Histórias de Sabedoria e Encanto)”.

 

Ao fim da tarde realiza-se mais uma oficina “Verbo Contar” com a criação de um teatro de sombras a partir da obra “Contos Tradicionais dos Países Lusófonos” de Fernando Vale.

 

A partir das 21h00, a animação é por conta dos alunos da Escola EB1/JI do Paranho, da EB1/JI de Bairros,EB1/JI de Paradela e ainda EB 2,3 Napoleão Sousa Marques.

 

Para o último dia deste Encontro está marcada a realização de um Minicurso dirigido ao público em geral, às 14h30, “Pensar as Materialidades da Literatura: que admirável mundo (de chips) novo é este?” com Manaíra Aires Athayde, seguindo-se às 18h30 o lançamento do livro “OBAX” de André Neves pela Editora Paleta de Letras.

 

E para encerrar o 9º Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil e a 13ª edição Feira do Livro, a Câmara Municipal da Trofa organiza o Espetáculo “Mi ku Bô”, a partir das 21h30 na casa da Cultura da Trofa.

 

Este é mais um projeto âncora da Camara Municipal da Trofa que aposta assim, na literatura infanto-juvenil, de forma a incutir o gosto pelos livros e pela leitura, por parte dos mais novos, proporcionando às crianças e aos jovens das escolas locais a participação ativa na programação do Encontro Lusófono.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *